Banner de capa da notícia CNU: MGI avalia decisão que não elimina candidatos; entenda!

CNU: MGI avalia decisão que não elimina candidatos; entenda!

05/10/2024
NOTÍCIAS

Na quinta-feira, 3 de outubro, o procurador da República em Tocantins, Humberto de Aguiar Junior, recomendou que apenas os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2024 que não assinalaram o tipo de gabarito e não transcreveram a frase no cartão-resposta sejam eliminados. A decisão busca evitar que candidatos sejam desclassificados injustamente por apenas um desses erros.


O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) já foi notificado e está avaliando o despacho. Uma decisão final deve ser tomada até terça-feira, 8 de outubro, quando será divulgado o resultado das provas objetivas e discursivas do concurso.


A questão das eliminações se tornou tema de debate logo após as provas, realizadas em 18 de agosto. Muitos candidatos não cumpriram todos os requisitos exigidos no cartão-resposta, o que levou o MGI a anunciar, em 19 de agosto, que todos que descumprissem as regras seriam eliminados.


O Ministério Público Federal tem recebido reclamações de candidatos que argumentam que, se um dos critérios (gabarito ou transcrição da frase) foi cumprido, a banca organizadora poderia identificá-los corretamente e evitar a eliminação. A recomendação do procurador reacendeu as discussões.


Além disso, o concurso enfrenta outro desafio. Uma liminar concedida pela Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu as provas do Bloco 4 do CNU após um erro de distribuição de provas em Recife, que colocou em risco a integridade do certame. O MGI afirmou que ainda não foi notificado dessa decisão.


O cronograma do concurso segue com as demais etapas previstas para 8 de outubro, quando serão divulgados os resultados preliminares das provas objetivas e discursivas.


Essas polêmicas reforçam a importância da atenção aos detalhes durante a realização de concursos e destacam o impacto das questões jurídicas no andamento dos certames.


O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.


Fonte: https://folha.qconcursos.com/n/cnu-mgi-avalia-decisao-que-nao-elimina-candidatos