CNU: MGI eliminará candidatos que não marcaram gabarito.
No último domingo, 18 de agosto, o Concurso Nacional Unificado (CNU) foi realizado em todo o país, com provas aplicadas nos turnos da manhã e da tarde. Entretanto, diversos candidatos relataram dificuldades durante a marcação do gabarito nos cartões-resposta, situação que gerou críticas nas redes sociais e em contato com o portal Qconcursos Folha Dirigida.
Os problemas mencionados foram relacionados principalmente ao preparo dos fiscais de sala, contratados pela Fundação Cesgranrio, organizadora do certame. Segundo os relatos, a falta de orientação adequada teria levado a erros na marcação das respostas e identificação dos cartões, o que pode acarretar em desclassificação dos candidatos, conforme previsto no edital.
Em resposta às críticas, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) reafirmou que os candidatos que não devolveram o caderno de provas ao término do primeiro turno serão eliminados. Além disso, a pasta confirmou nesta segunda-feira, 19 de agosto, que também serão eliminados aqueles que não preencheram corretamente toda a identificação no cartão de respostas, seguindo as regras do edital.
Os cadernos de questões dos oito blocos foram disponibilizados ao público ainda no domingo, 18, após as 20h, no site da Fundação Cesgranrio.
Apesar das reclamações, o Governo Federal informou que não houve registro de ocorrências que comprometessem o sucesso da aplicação das provas. Durante o turno da manhã, os candidatos de nível superior responderam a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a uma questão dissertativa de Conhecimento Específico. Para os candidatos de nível médio, a prova consistiu em 20 questões de múltipla escolha e uma redação.
No turno da tarde, os candidatos de nível superior enfrentaram 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos, enquanto os de nível médio responderam a 40 questões objetivas.
Entre os temas das questões discursivas, estavam tópicos como o Estatuto da Cidade, SQL e dados, Política Nacional sobre Mudança do Clima, e a importância da educação e do progresso científico para a redução das desigualdades e o desenvolvimento.
A Fundação Cesgranrio e o Ministério da Gestão e Inovação ainda não se pronunciaram sobre a quantidade de candidatos eliminados ou sobre possíveis medidas para os candidatos que alegaram falhas no processo.
O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.
Fonte: https://folha.qconcursos.com/n/cnu-mgi-avalia-eliminar-candidatos