Banner de capa da notícia COMO ESCOLHER A SUA ÁREA EM UM CONCURSO PÚBLICO?

COMO ESCOLHER A SUA ÁREA EM UM CONCURSO PÚBLICO?

14/11/2019
NOTÍCIAS

Como complemento ao post anterior, vamos informar as características principais de cada área de concursos públicos.


De início, é preciso que o candidato leve em consideração alguns detalhes no momento de escolher a área em que vai prestar os concursos públicos e criar uma lista para que avalie quais serão os pontos positivos e as dificuldades encontradas em uma área específica. Para isso, iremos colocar alguns pontos relativos a cada uma das grandes áreas nas quais se pode subdividir os cargos que são disponibilizados.


Área Jurídica: 

Concentra os melhores cargos da iniciativa pública, ou seja: o de juiz, de membro do Ministério Público, a Advocacia Pública, a Defensoria, os delegados de polícia, entre muitos outros. Além desses cargos que resolvem a sua vida quando aprovado, você também tem a possibilidade de concorrer a várias outras grandes oportunidades.

Contudo, o grande ponto a ser analisado nessa área é que, como os cargos são muito bons eles pedem um nível muito aprofundado de estudo no curso superior em Direito. A maioria destes cargos citados inicialmente são direcionados a graduandos em Direito, e são ótimas opção para os que deseja seguir carreira pública.


Área Administrativa: 

É a área tem como objetivo a contratações de profissionais para executar as ações administrativas do órgão. Além de que vários candidatos podem realizar concursos na área para formação geral, com vagas para nível médio e superior 

Também disponibiliza uma grande quantidade de vagas e cargos. E essa é sua grande vantagem, de poder fazer um concurso praticamente o tempo todo, mas ela possui a maior concorrência de todas as áreas.  


Área de Controle: 

De modo geral, esta é a área que abrange matérias de   

Nesta área, você tema a possibilidade de fazer concurso para, praticamente, todos os Tribunais de Contas não são tantas vagas assim por concurso, então certamente você vai ter que ter uma preparação muito forte para você estar entre os primeiros colocados porque as vagas de fato não são tão extensas como acontece, por exemplo, nos concursos para a área policial. 

Outro ponto importante a ser mencionado, é que as provas incluem muitas matérias, o candidato cria um conhecimento enorme, sendo assim, ela permite que você concorra também em algumas outras áreas pois há matérias bem semelhantes como na área administrativa ou, até mesmo, a fiscal. 


Área Policial: 

A grande área de segurança pública, que também inclui os cargos de: agentes penitenciários, Policia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Policias Civis e Militares. Uma das vantagens dessa área é a quantidade de vagas disponíveis. 

Algumas preparações são mais complexas que outras e os salários são proporcionais ao nível de exigência de cada cargo. Além disso, o candidato aprovado precisa passar por um curso de formação antes de exercer a função.  

único ponto é que você tenha um autoconhecimento para poder avaliar se realmente tem aptidão para este cargo, como foi comentado no post anterior. 


Área Fiscal: 

As atribuições para a área fiscal está para realizar a contabilidade da empresa/órgão, verificar a sua adequação à legislação pertinente, atuar em processos administrativos/fiscais, orientar o contribuinte, entre outros. 

As vagas são direcionadas principalmente para o ambiente federal, como: Receita Federal e Auditor Fiscal do Trabalho, no ICMS e ISS, o que aumenta a quantidade de editais. 

A área fiscal está em crescimento nos últimos tempos, assim tende a abrir cada vez mais certames. Tem ótimos cargos e excelentes remunerações. 


Área Tribunal: 

Pelo Tribunal ser um órgão, ele abrange cargos também da área administrativa, judiciária, policial, entre outras. Assim, é possível que o candidato tenha uma boa gama de escolhas. Os principais tribunais são: Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Regional Federal. 

A exigência é que o candidato possua nível superior completo e suas funções consistem em executar tarefas relacionadas à movimentação e guarda de processos e documentos,