Banner de capa da notícia COMO TREINAR PARA O TAF DE CONCURSOS PÚBLICOS

COMO TREINAR PARA O TAF DE CONCURSOS PÚBLICOS

12/12/2019
NOTÍCIAS
Quem é concurseiro sabe a importância de estudar as matérias com precisão para ter sucesso nas provas. Mas não é só isso! Aos que almejam carreiras na Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Guarda Municipal, por exemplo, também precisam se preparar para o Teste de Aptidão Física (TAF).

Afinal, o que é o TAF?

Esta prova, normalmente, aparece nos editais como Testes Físicos de Concursos ou Prova de Capacidade Física. Este exame é realizado para averiguar a condição física, a flexibilidade e a força dos candidatos.

Em geral, o TAF pode cobrar de seus candidatos:
Barra
Flexão de braço
Abdominal
Natação
Corrida de velocidade
Corrida de resistência

Em alguns casos, como o da Polícia Legislativa, ainda é solicitada uma avaliação funcional, na qual se verifica o percentual de gordura do candidato. Abaixo listamos algumas dicas que podem te ajudar a realizar o TAF de concursos públicos.

1. Preparação
O tempo ideal de preparação é entre 3 e 6 meses antes da prova. Por este motivo, é importante que você consulte alguns profissionais de saúde, como cardiologista e nutricionista para avaliar seu condicionamento. Logo após, invista em atividades físicas voltadas ao TAF exigido no concurso público que deseja prestar. Caso tenha condições, contrate um profissional específico para te acompanhar, como o personal trainer. Um preparo direcionado por meio de um apoio profissional te ajuda a evitar dores, lesões, distensões e incentiva o seu êxito.

1. Vestimenta apropriada
Nos Testes de Aptidão Física, é fundamental apresentar-se com uma roupa apropriada para realizar exercícios físicos, como: camisa, bermuda, meias e tênis para homens; e legging, blusa, meias e tênis para mulheres. Resumidamente, roupas leves e um bom tênis vão garantir seu bem-estar.

2. Alongamento 
Antes de iniciar qualquer atividade física, lembre-se de se alongar, mesmo que seja apenas com uma corrida no quarteirão. Alongue-se antes e depois das atividades físicas, para condicionar a flexibilidade dos músculos e eliminar a tensão.

3. Corrida
A corrida é uma das atividades físicas mais exigidas no TAF. Há algumas variações nos parâmetros avaliados, mas, em geral, a corrida tem duração de 12 minutos. Na maioria dos editais, exige-se o mínimo de 2.400 metros para candidatos homens, e 2.200 metros para as mulheres.
Sendo assim, é necessário que você calcule bem o seu tempo! Inclua no seu treinamento o uso de um relógio de pulso e treine todos os dias a fim de melhorar sua performance.

4. Edital
Com isso, assim que o edital for publicado, leia-o atentamente. Assim, você cria uma estratégia de estudos e preparo físico adequada. E, ciente de todas as informações, você evita a desclassificação.
 
 Além dessas dicas, acreditamos que as vantagens de estudar por cursos on-line incluem a flexibilização da sua rotina, o que permite a realização de atividades físicas. Sendo assim, harmonize o seu dia a dia com a prática de exercícios e conte com nossos cursos para alcançar a aprovação. Estamos juntos!

Escrito por: Diana Santos