Concurso ANM terá vagas em todo país; edital em dezembro!
A Agência Nacional de Mineração (ANM) anunciou oficialmente a autorização para um novo concurso com 220 vagas para cargos efetivos. A distribuição das oportunidades e o cronograma provável da seleção foram confirmados em um documento assinado por Aline Chagas, superintendente de Desenvolvimento e Gestão Estratégica de Pessoas.
Cronograma Previsto
O edital de abertura está previsto para ser publicado em dezembro de 2024, com a homologação do concurso programada para setembro de 2025. A nomeação dos aprovados depende de autorização do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), e pode ocorrer a partir de outubro de 2025. Após a nomeação, os candidatos terão até 45 dias para tomar posse e iniciar suas funções.
A seleção foi anunciada pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na noite da última segunda-feira, 15 de julho. A portaria autorizativa foi publicada no Diário Oficial da União na terça-feira, 16 de julho, estabelecendo que o edital deve ser publicado até a primeira quinzena de janeiro de 2025.
Distribuição das Vagas
A reportagem da Qconcursos Folha Dirigida teve acesso a uma planilha da ANM detalhando a distribuição das 220 vagas por cargo e especialidade. As vagas estão distribuídas da seguinte forma:
Especialista em Recursos Minerais (180 vagas)
Geologia: 36 vagas
Engenharia de Minas: 72 vagas
Engenharia Ambiental: 3 vagas
Economia ou Contabilidade: 1 vaga
Direito: 4 vagas
Administração, Direito ou Economia: 1 vaga
Geologia, Geografia, Geofísica, Engenharia de Minas, Agronômica, Florestal, Civil, Ambiental, Arquitetura ou TI: 2 vagas
Comunicação ou Ciências Sociais: 1 vaga
TI Ciência de Dados: 5 vagas
TI Governança e Inovação: 4 vagas
TI Operações: 6 vagas
Qualquer área de formação (foco em suporte à gestão e governança): 6 vagas
Qualquer área de formação (fiscalização e distribuição de receitas): 39 vagas
Analista Administrativo (40 vagas)
Qualquer área de formação: 5 vagas
Administração, Economia, Contabilidade ou Direito: 19 vagas
Contabilidade: 3 vagas
Direito: 3 vagas
Administração: 2 vagas
Engenharia Civil (especialização em Segurança do Trabalho): 1 vaga
Engenharia Elétrica (especialização em Segurança do Trabalho): 1 vaga
Engenharia Mecânica (especialização em Segurança do Trabalho): 1 vaga
Pedagogia: 1 vaga
Jornalismo: 2 vagas
Publicidade e Propaganda: 1 vaga
Relações Públicas: 1 vaga
Próximos Passos
Com a autorização publicada, a próxima etapa é a formação de uma comissão composta por servidores da ANM. Este grupo será responsável pela elaboração do projeto básico e pela escolha da banca organizadora. Após a definição e formalização da banca, será elaborado o cronograma definitivo e confeccionado o edital.
Concurso ANM de 2021
O último concurso da ANM ocorreu em 2021, com a organização do Cebraspe, e ofertou 40 vagas para especialista em recursos minerais. As áreas aceitas incluíram Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia Hídrica, Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, cobrindo conhecimentos em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Ética no Serviço Público, e Conhecimentos Específicos.
O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.
Fonte: https://folha.qconcursos.com/n/concurso-anm-2024-cronograma-e-vagas