Concurso Correios: estatal aprova PDV; expectativa de 3 mil vagas!
O Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) aprovou a proposta do Programa de Demissão Voluntária (PDV), conforme divulgado no jornal interno da estatal, Primeira Hora. A iniciativa, que já havia recebido o aval da Diretoria Executiva, agora aguarda a aprovação final da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST/MGI).
Detalhes do PDV
A expectativa é de que cerca de 3.000 funcionários adiram ao PDV, número que coincide com o total de vagas previstas para o próximo concurso público dos Correios, conforme informado pelo presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos. Para participar do programa, os servidores devem estar em atividade na data de desligamento e cumprir os seguintes critérios:
Idade entre 55 e 75 anos.
Tempo de serviço nos Correios igual ou superior a 25 anos.
Pelo menos 36 meses de remuneração nos últimos 60 meses.
Os servidores que aderirem ao PDV terão direito a um incentivo financeiro de caráter indenizatório.
Expectativa para o novo concurso dos Correios
A aprovação do PDV é vista como um passo importante para a realização do novo concurso público dos Correios. No entanto, surgiram dúvidas sobre o cronograma do certame. O setor de contratações da estatal manifestou a intenção de revogar a dispensa de licitação para a escolha da banca organizadora, alegando que o projeto básico do concurso precisa ser readequado para incluir detalhes essenciais, como o número de locais de prova e a especificação dos cargos e quantitativo de vagas.
As empresas notificadas têm um prazo de cinco dias úteis para contestar a intenção de revogação da dispensa de licitação. Segundo o cronograma divulgado, a banca organizadora deve ser contratada em agosto, e o edital está previsto para ser publicado em setembro de 2024.
Cargos e etapas do concurso
De acordo com o projeto básico do concurso, obtido pelo Direção Concursos, as vagas previstas são para os seguintes cargos:
Nível médio: Agente de Correios
Nível superior: Analista de Correios (Advogado, Analista de Sistemas, Assistente Social e Engenheiro)
Os candidatos passarão pelas seguintes etapas:
Prova objetiva e/ou discursiva.
Avaliação médica para candidatos com deficiência.
Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros.
As provas objetivas devem conter, no mínimo, 60 questões para nível médio e 80 questões para nível superior.
Resumo do concurso
Situação: Comissão formada
Cargos: Agente e Analista dos Correios
Vagas: 3.000 (previsão)
Salários: Até R$ 6.333,54
Último edital: 2011
O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.
Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/noticias/concurso-correios-pdv-aprovado