Concurso Correios: licitação de escolha da banca é oficialmente revogada.
O processo de escolha da banca organizadora do concurso dos Correios será reiniciado, o que pode impactar significativamente o cronograma de abertura do certame. A revogação da dispensa de licitação foi publicada na última terça-feira (23/7) e encaminhada para as 11 instituições que haviam enviado propostas.
Conforme noticiado anteriormente pelo Direção Concursos, a medida foi tomada devido ao pouco detalhamento do projeto básico, que precisa ser readequado para incluir informações importantes, como o número de locais de prova (cerca de 228 cidades) e a especificação dos cargos e do quantitativo de vagas.
Segundo o documento oficial, a necessidade de revisitação e adequação do projeto Básico 48018644 – GPFT-DEGEP é evidente. O detalhamento deve incluir cerca de 228 cidades como possíveis locais de provas, além de uma melhor especificação dos cargos e do quantitativo de vagas destinadas para cada uma das regiões.
As 11 bancas que estavam na disputa são:
Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan)
Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades)
Instituto Avalia
Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
Instituto Consulplan
Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Instituto Selecon)
Cebraspe
Instituto Mais
Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Instituto AOCP
Fundação Cesgranrio
As participantes notificadas tiveram cinco dias úteis para contestar a intenção de revogação da dispensa de licitação. Apenas o Idecan entrou com contestação, mas o órgão emitiu parecer considerando improcedentes os argumentos apresentados.
Até então, o Idecan era o favorito para organizar o certame, uma vez que apresentou a proposta de menor valor e aceitou reduzir o valor global unitário da taxa de inscrição. No entanto, com a revogação da licitação, novas propostas serão recebidas, e não é possível prever qual será a banca escolhida.
Panorama do Concurso dos Correios
O projeto básico obtido pelo Direção Concursos indica que o certame poderá ofertar vagas para os seguintes cargos:
Nível médio:
Agente de Correios
Nível superior:
Analista de Correios – Advogado
Analista de Correios – Analista de Sistemas
Analista de Correios – Assistente Social
Analista de Correios – Engenheiro
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, afirmou que a expectativa é que o concurso público oferte cerca de 3.000 vagas.
Os candidatos serão avaliados por meio de etapas que incluem:
Prova objetiva e/ou discursiva
Avaliação médica para os candidatos PcD
Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros
As provas objetivas devem ser compostas por, no mínimo, 60 questões para nível médio e 80 questões para nível superior.
O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.
Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/noticias/concurso-correios-licitacao-banca-revogada