Banner de capa da notícia Concurso público Educação RN: Sinsp cobra número de professores “fantasmas” e em desvio de função.

Concurso público Educação RN: Sinsp cobra número de professores “fantasmas” e em desvio de função.

17/06/2024
NOTÍCIAS

Janeayre Souto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do RN (SINSP/RN), voltou a cobrar resultados do censo dos servidores e professores da Educação estadual, questionando a presença de “professores fantasmas” e funcionários em desvio de função. Em entrevista ao Jornal da Manhã, na Jovem Pan News Natal, Janeayre destacou a situação crítica do setor educacional, mencionando que, em novembro do ano passado, havia 3.080 professores fantasmas recebendo salários sem trabalhar.


Durante a entrevista, Janeayre frisou que, segundo os dados apurados, os servidores da Secretaria Estadual de Educação e Administração, em março deste ano, projetaram um impacto financeiro para 18.898 professores devido ao reajuste do piso do magistério. “Quantos fantasmas foram encontrados? Quantos estavam em desvio de função?”, questionou a presidente do SINSP/RN, destacando a importância de um levantamento detalhado.


A plataforma SigEduc, onde estão registrados todos os servidores e professores da educação, foi mencionada por Janeayre, que destacou que, apesar das informações contidas, há uma discrepância significativa. “Lá constam 14.800 profissionais”, disse ela, ressaltando que o governo havia calculado um reajuste para quase quatro mil servidores.


Na última quarta-feira (12), a Secretaria Estadual de Educação finalizou a análise dos dados do Censo dos Servidores. Dos 20.620 servidores ativos, 19.601 responderam ao censo, enquanto 1.019 não responderam. Destes, 670 servidores estão cedidos ou de licença sem ônus, 128 não responderam e 221 não têm registros nas folhas funcionais.


Janeayre Souto anunciou que o SINSP/RN está organizando denúncias ao Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado (TCE), e ao Ministério Público Federal e Estadual. Todos os deputados estaduais já receberam documentos detalhados com as denúncias, que são respaldadas por dados oficiais do governo.


A presidente do SINSP também criticou a gestão do concurso público para a educação estadual, questionando a falta de um levantamento detalhado pelo censo antes do anúncio do certame. “Mais uma da gestora da Educação [referindo-se à secretária Socorro Batista]”, declarou Janeayre.


Sobre o reajuste salarial, Janeayre acusou o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, de “cara de pau” ao mencionar um planejamento de reajuste para 2025 com base na melhora da receita estadual. Ela lembrou que, em 2023, não houve limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal que impedissem o governo de Fátima Bezerra de conceder um reajuste de 18,68% aos auditores e procuradores.


A presidente do SINSP também criticou a relação da governadora Fátima Bezerra com os servidores públicos, afirmando que “Fátima só enxerga o servidor mais humilde quando serve água, cafezinho e limpa a sala dela”


O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.


Fonte: https://concursosrn.com.br/concurso-publico-educacao-rn-sinsp-cobra-numero-de-professores-fantasmas-e-em-desvio-de-funcao/