Concurso Unificado terá nova data anunciada nesta semana.
A divulgação da nova data para o Concurso Nacional Unificado (CNU) pode ser anunciada a qualquer momento, com previsão de ocorrer ainda esta semana. A expectativa inicial era de que o anúncio fosse feito nesta segunda-feira, 20, após uma reunião em Brasília com membros da Fundação Cesgranrio e do Ministério da Gestão e Inovação (MGI). No entanto, fontes do MGI indicam que o anúncio pode ser feito na terça-feira, 21.
Segundo informações obtidas pela Folha Dirigida via Qconcursos, havia a possibilidade de o anúncio ser feito ainda na segunda-feira, o que não se concretizou. “Pode ser que amanhã seja divulgado”, afirmou uma fonte consultada pela reportagem. De qualquer forma, é esperado que a nova data seja anunciada ainda esta semana.
Previsão de Nova Data para Agosto
A nova data para a realização das provas está sendo considerada para agosto, conforme fontes ouvidas pela reportagem. Especula-se que o dia 18 de agosto seja o mais provável para a aplicação, embora ainda não haja confirmação oficial.
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, afirmou que o prazo ideal para definir a nova data seria de duas semanas, a fim de garantir a logística necessária, incluindo a disponibilidade dos locais de prova e dos aplicadores. Além disso, a definição da data também depende da melhoria da situação no Rio Grande do Sul, afetado por fortes chuvas e estado de calamidade pública, que foi o motivo do adiamento inicial das provas, previstas originalmente para 5 de maio.
Inscrições Não Serão Reabertas
Após o adiamento, uma das dúvidas mais frequentes dos candidatos é sobre a reabertura das inscrições para o CNU. No entanto, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos não sinalizou essa possibilidade. Os editais do CNU não preveem a reabertura do período de inscrição. Assim, apenas os 2.144.435 inscritos confirmados poderão participar das provas na nova data.
Estrutura das Provas
Quando remarcadas, as provas objetivas e discursivas do Concurso Unificado serão realizadas em dois turnos, manhã e tarde. No turno da manhã, os inscritos de nível superior (blocos 1 a 7) responderão a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e uma questão dissertativa de Conhecimento Específico, enquanto os de nível médio (bloco 8) farão 20 questões de múltipla escolha e uma redação. No turno da tarde, os candidatos de nível superior enfrentarão 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos, e os de nível médio, 40 questões objetivas.
Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo 40% de aproveitamento nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos e não pode tirar zero na prova discursiva.
O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.
Fonte: https://folha.qconcursos.com/n/concurso-unificado-2024-nova-data-prova-reuniao