Concursos Ambientais: servidores entram em greve.
No início desta semana, servidores ambientais de 21 unidades da Federação iniciaram uma greve que está programada para durar até 1º de julho. O principal motivo da paralisação é a reestruturação das carreiras e o reajuste salarial, segundo a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional).
A greve envolve funcionários de órgãos ambientais importantes, como o IBAMA, o ICMBio e o Serviço Florestal Brasileiro. Os estados da Paraíba, Pará, Acre e Rio Grande do Norte foram os primeiros a interromper suas atividades na última segunda-feira (24), junto com os servidores do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em Brasília.
De acordo com o presidente da Ascema, Cleberson ‘Binho’ Zavaski, a proposta apresentada pelo governo foi rejeitada integralmente nas assembleias locais, pois não atendia aos principais pontos reivindicados. A principal demanda dos servidores é uma reestruturação da carreira que reposicione esses profissionais em relação a outras carreiras com atribuições de níveis de complexidade e responsabilidade semelhantes.
“É importante destacar que a área ambiental não luta simplesmente por aumento de salário. Nossa principal reivindicação é uma reestruturação completa da carreira, que já tem 22 anos. Ela tem uma defasagem de mais de 10 anos — a última negociação com o governo e acordo assinado é de 2015, então desde 2015 não há acordo entre a área ambiental e o governo”, afirmou Zavaski.
Além da reestruturação, os servidores defendem uma parametrização salarial das carreiras de nível intermediário do governo com as de outros órgãos reguladores e uma redução da disparidade salarial entre cargos da mesma carreira.
Novos Concursos Ambientais Previstos Até 2025
Apesar da greve, a realização de novos concursos para a área ambiental está prevista para os próximos meses, até 2025. Em declaração recente, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que novos certames serão realizados no próximo ano.
“Já fizemos a convocação de servidores que estavam na reserva. Já conseguimos o concurso para o Ministério. No ano que vem vai ter concurso para o IBAMA, para o ICMBio, para o Serviço Florestal, que é dentro do Ministério. Enfim, estamos nos empenhando ao máximo,” afirmou Marina Silva.
Para mais detalhes sobre as greves e os concursos ambientais previstos, acesse os artigos exclusivos que preparamos para você. Os links estão disponíveis logo abaixo.
O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.
Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concursos-ambientais-servidores-entram-em-greve/