Banner de capa da notícia Esther Dweck prevê 2ª edição do CNU mesmo com corte de gastos.

Esther Dweck prevê 2ª edição do CNU mesmo com corte de gastos.

29/11/2024
NOTÍCIAS

Mesmo diante do recente anúncio de cortes nos gastos públicos, o Governo Federal garantiu a realização do Concurso Nacional Unificado (CNU) em 2025. A confirmação foi dada pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, nesta quinta-feira, 28. A quantidade de vagas, no entanto, dependerá do orçamento final aprovado para o próximo ano.


"Ainda tem a previsão do novo CNU. A quantidade de vagas vai depender do que for aprovado no orçamento, mas a decisão só vai sair mais para o final do ano", destacou a ministra. Ela também afirmou que a adesão de órgãos, ministérios e autarquias será fundamental para definir a amplitude do certame.


Adesões ao CNU 2025

Órgãos como a Fundação Biblioteca Nacional e a Fundação Joaquim Nabuco já confirmaram participação na próxima edição, enquanto o Ministério da Saúde avalia a possibilidade de aderir. Por outro lado, instituições como o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Agência Nacional de Mineração optaram por realizar seus próprios concursos.


A ministra informou que contatos preliminares foram realizados para identificar o interesse dos órgãos na adesão ao CNU 2025. Além disso, destacou que os aprendizados da primeira edição ajudarão a melhorar a organização e segurança do concurso unificado.


Modelo inédito e desafios

O CNU é uma iniciativa pioneira de recrutamento de servidores federais, permitindo que candidatos disputem vagas em diferentes órgãos com uma única inscrição e prova. Na primeira edição, foram ofertadas 6.640 vagas em mais de 20 órgãos, e o modelo foi aplicado em 228 cidades, ampliando o acesso aos candidatos de diversas regiões do país.


O resultado final da primeira edição, inicialmente previsto para novembro, foi adiado para fevereiro por conta de uma decisão judicial, mas o coordenador-geral de logística, Alexandre Retamal, garantiu que o cronograma do próximo concurso não será afetado.


Impacto dos cortes no orçamento

O pacote de cortes anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prevê uma redução de R$ 1 bilhão nos recursos destinados a novos concursos e provimentos adicionais em 2025. O orçamento total estimado para provimentos no próximo ano é de R$ 5 bilhões, mas parte desse montante será destinada aos concursos já em andamento, incluindo o CNU.


A definição final sobre o orçamento deverá ocorrer após a tramitação da Lei Orçamentária Anual (LOA) no Congresso Nacional.


O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.


Fonte: https://folha.qconcursos.com/n/dweck-preve-2-edicao-do-cnu-corte-de-gastos