Banner de capa da notícia ESTUDAR PARA CONCURSOS OU INICIAR UM CURSO SUPERIOR: O QUE FAZER?

ESTUDAR PARA CONCURSOS OU INICIAR UM CURSO SUPERIOR: O QUE FAZER?

19/12/2019
BLOG

As dúvidas quanto ao futuro profissional são impostas cada vez mais cedo aos jovens. Decidir entre iniciar uma boa graduação que o dê estabilidade financeira ou alcançar este objetivo realizando um concurso público é o que gera dúvidas. 


Então fica o questionamento: o que é melhor? Se qualificar profissionalmente primeiro ou estudar para concursos e já garantir sua estabilidade? Neste post, vamos abordar alguns pontos de cada uma das opções para que você realize a melhor escolha. 


    • Curso Superior 

Ao ingressar em um curso superior, você precisa reconhecer as necessidades que o exercício universitário exige e demandar tempo e dedicação para concluir os 4 ou 5 anos da faculdade, a depender do curso. Sendo assim, é preciso avaliar a sua realidade: analise quanto tempo dispõe para estudar e se há possibilidade de adequar à sua rotina estudos para concursos. Analise também o mercado de trabalho atual da sua área de graduação, se há vagas suficientes e o teto salarial estipulado, assim considera todos os pontos de forma coerente e decide sobre fazer diretamente ou não o curso superior.


Quando você tem um curso superior, isso te proporciona um aumento de qualificação para o mercado de trabalho, além de expandir suas possibilidades até mesmo nos concursos públicos. Os salários nas empresas privadas para este grau de escolaridade, tendem a ser altos em comparação aos de nível médio, por isso identificar qual caminho seguir deve ser uma tarefa consciente de onde se quer chegar.


    • Prestar concurso 

Estudar somente para concursos desde cedo pode ser muito vantajoso. Com uma rotina coerente, você garante de imediato uma vaga no serviço público e, após isso, pode cursar uma universidade, já que os direitos dos servidores são garantidos por lei.


Antes de mais nada, compare sua rotina atual com a que terá sendo um concurseiro. Há como destinar horários específicos para estudar? Está disposto a preencher horários livres e abdicar de certos programas para se dedicar aos estudos? Qual a sua motivação para prestar um concurso público? Onde você pretende chegar após conquistar o seu cargo no funcionalismo público? Após responder todos esses questionamentos, você consegue delinear o seu objetivo.


Neste sentido, estabeleça uma meta baseada nas limitações e vantagens desta escolha e identifique qual a área e qual cargo almeja. Ciente de todos os pontos relevantes a serem avaliados e disposto a encarar a rotina de um concurseiro, invista na sua trajetória.


    • É possível fazer dois 

Do mesmo modo, àqueles que desejam prestar concursos que sejam diferentes da área de atuação da graduação que está cursando, indicamos a harmonização da rotina com cursos online e o uso de técnicas poderosas para estudo para aliar as duas escolhas e alcançar o objetivo final: graduado e concursado.


Sendo assim, o foco central desse artigo é o estudo aliado ao objetivo final que se deseja alcançar. Entender as limitações e vantagens de cada escolha te ajuda a fazer o melhor investimento. O único caminho de valorização profissional, na iniciativa pública ou privada, se dá por meio do estudo. E por isso, defina seu caminho e inicie agora seus estudos. Com o IAP Online, você tem a liberdade de estudar onde quiser e definir seus horários de estudo de acordo com a sua realidade. Assim fica mais fácil garantir sua vaga no serviço público cursando ou não uma graduação. Conte conosco e bons estudos! 

 


Escrito por: Diana Santos