MGI anuncia novas datas do ENEM dos Concursos; Veja!
Esta manhã, no Edifício-sede do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), foi realizada uma coletiva de imprensa para divulgar as atualizações do Concurso Público Nacional Unificado (ENEM dos Concursos). O evento contou com a participação de autoridades responsáveis pelo certame, incluindo a Ministra Esther Dweck, e esclareceu pontos importantes sobre o cronograma e novas medidas adotadas.
Provas Mantidas e Cronograma Atualizado
Apesar das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio, a prova objetiva do Concurso Público Nacional Unificado está confirmada para o dia 18 de agosto. No entanto, devido aos eventos climáticos extremos, foi necessário ajustar o cronograma. Os candidatos que não puderem realizar a prova na nova data poderão solicitar a devolução da taxa de inscrição entre os dias 05 e 07 de julho. Além disso, no mesmo período, será possível solicitar a alteração da cidade de prova para candidatos afetados diretamente pelas enchentes.
Condições Especiais para Alteração de Cidade de Prova
As condições para alteração de local de prova são específicas:
Candidatos com CEP de residência no Rio Grande do Sul que fariam a prova em outros estados.
Candidatos de outros estados que fariam a prova no Rio Grande do Sul.
Autorização de Novos Certames e Futuras Edições do CNPU
A Ministra Esther Dweck informou que as autorizações de novos concursos serão divulgadas conforme os resultados dos estudos de dimensionamento de pessoal. Recentemente, três certames foram oficialmente autorizados: IBAMA, ICMBio e Instituto Jardim Botânico RJ. Sobre uma possível nova edição do ENEM dos Concursos em 2025, Dweck ressaltou que a decisão dependerá do número de vagas autorizadas este ano e do orçamento disponível para o próximo ano.
“Estamos discutindo a viabilidade de novas vagas para o próximo ano e tentando casar as vagas deste ano com as do próximo para realizar um novo concurso. Mas a decisão final depende da disponibilidade orçamentária e de outras considerações”, explicou a ministra.
Aplicação Extraordinária e Logística
Para prevenir futuros adiamentos devido a eventos climáticos extremos, foi estabelecido um dispositivo de aplicação extraordinária. Caso a infraestrutura logística seja gravemente afetada, inviabilizando a prova para pelo menos 0,5% dos inscritos, haverá uma nova aplicação de prova para vagas suplementares. Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do CPNU, explicou que a medida visa proteger as populações afetadas e garantir a continuidade do certame.
A logística para o adiamento incluiu a recolha de 18.757 malotes de prova, que foram levados para um local seguro e checados individualmente por uma equipe de segurança, garantindo que todos estavam intactos.
Essas atualizações e medidas refletem o compromisso das autoridades em garantir a realização do Concurso Público Nacional Unificado de forma segura e eficiente, mesmo diante de adversidades climáticas.
O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.
Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/novas-datas-enem-dos-concursos/