Novo cronograma do CNU será anunciado em coletiva na quinta, 4.
O novo cronograma completo do Concurso Nacional Unificado (CNU) será divulgado nesta quinta-feira, 4 de julho, em uma entrevista coletiva em Brasília. As datas serão anunciadas pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Originalmente, as provas estavam marcadas para 5 de maio, mas foram adiadas devido às enchentes e ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Com a nova data, os exames serão realizados em 18 de agosto. A atualização dos editais do concurso será publicada em breve no Diário Oficial da União, incluindo as novas datas importantes.
Até agora, foram confirmadas apenas duas datas no novo cronograma: a divulgação dos locais de prova será em 7 de agosto e a realização das provas em 18 de agosto. Inicialmente, a convocação dos aprovados estava prevista para 5 de agosto, três meses após a realização das provas. Ainda não se sabe se esse intervalo será mantido com a nova data, mas, se for, as primeiras chamadas poderão ocorrer em novembro.
Fatores para a mudança
A ministra Esther Dweck explicou que a escolha da nova data levou em conta três fatores: o tempo necessário para a reconstrução no Rio Grande do Sul, um período do ano com menor incidência de chuvas e a ausência de grandes provas de concursos marcadas para o mesmo dia. Os candidatos não poderão alterar a cidade de aplicação das provas, mantendo a escolha feita no ato da inscrição.
Novas autorizações de concursos federais
Além do cronograma completo do CNU, a ministra também poderá anunciar novas autorizações de concursos federais. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) mencionou que os anúncios estão previstos para esta semana. Na área ambiental, autorizações para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro já foram publicadas, com 180 e 20 vagas, respectivamente. Espera-se ainda a autorização de um novo concurso para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com 260 vagas.
Provas do CNU
Os candidatos do CNU serão avaliados por provas objetivas e discursivas, que serão aplicadas em dois turnos: manhã e tarde. As provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos, bem como a prova discursiva, terão uma duração variada, dependendo do nível de escolaridade dos candidatos.
Turno da manhã:
Abertura dos portões: 7h30
Fechamento dos portões: 8h30
Início da aplicação: 9h
Término da aplicação: 11h30 (12h30 para candidatos com tempo adicional)
Turno da tarde:
Abertura dos portões: 13h
Fechamento dos portões: 14h
Início da aplicação: 14h30
Término da aplicação: 18h (19h para candidatos com tempo adicional)
Os candidatos de nível superior responderão a questões objetivas e discursivas de Conhecimentos Gerais pela manhã e a questões objetivas de Conhecimentos Específicos à tarde. Já os candidatos de nível médio farão uma prova objetiva e uma redação pela manhã e mais questões objetivas à tarde.
Considerações da ministra
Em entrevista à CNN, a ministra mencionou a possibilidade de realizar um novo CNU em 2025. "O ritmo ainda não está definido, mas a ideia é que possa ser refeito e passe a ser o novo modelo de entrada no setor público federal", afirmou Dweck. Ela destacou que o modelo inédito agradou tanto aos candidatos quanto aos órgãos que aderiram à proposta.
Preparação para as provas
Para ajudar os candidatos na preparação, o "Manual das Provas CNU" está disponível gratuitamente, fornecendo informações compiladas e um checklist para as provas.
O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.
Fonte: https://folha.qconcursos.com/n/concurso-unificado-2024-anuncio-novo-cronograma