O que esperar do Instituto AOCP na prova da Fundase
O que esperar do Instituto AOCP na prova da Fundase
Olá, concurseiro! Nas semanas anteriores, nós mostramos uma série de artigos sobre o estilo de prova do Instituto AOCP, banca organizadora dos concursos da Assembleia Legislativa e da Fundase. Na matéria a seguir, encerraremos esta série com dicas de como estudar para algumas disciplinas do concurso da Fundase.
Sendo assim, pegue caneta e papel para anotar todos os pontos importantes, pois o artigo de hoje está recheado de bizus para você arrasar na prova, que será realizada em setembro deste ano.
Que assuntos deverão cair na prova de Conhecimentos Específicos?
Quem acompanha o Blog do Iap sabe que o edital da Fundase traz como Conhecimentos Gerais, tanto para os cargos de nível médio quanto para os de superior, as disciplinas de Língua Portuguesa, Informática, Direito Administrativo, Administração Pública, Direito Constitucional e Direitos Humanos.
Já a prova de Conhecimentos Específicos abrangerá a Lei Federal 12.594 de 2012, que trata do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), a Lei Federal 8.069 de 1990, que é o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como as normativas internas da Fundase, além de Ética Profissional.
“Serão 15 questões relativas ao ECA e ao Sinase. No ECA, tudo quanto tiver relação ao tema adolescente merece atenção especial. Assuntos como adoção, ato infracional, medidas de proteção e medidas socioeducativas provavelmente estarão na prova”, aposta o professor Higor Fernandes.
Quanto às portarias, ele destaca as seguintes: 249/2019, 250/2019 e 355/2015. “Elas têm muita relevância, pois dispõem sobre o manual de segurança, o regimento interno e o gerenciamento de vagas”.
A prova de ética profissional, em qualquer concurso, sempre traz conceitos. Portanto, decore tudo o que puder sobre ética, moral, princípios e valores. Mas além disso, fique atento aos conceitos expressos na Constituição Federal de 1988. “Estude os princípios administrativos expressos na CF, bem como a moralidade administrativa. E não esqueça de ver também a relação entre ética, cidadania e Estado Democrático de Direito”, orienta Higor.
Qual a melhor forma de se preparar para a prova?
Segundo o professor Higor Fernandes, as específicas serão decisivas para garantir a aprovação e uma boa classificação. Ele afirma, no entanto, que o Instituto AOCP costuma focar na letra da lei, portanto, atenção a cada detalhe e palavra descrita no texto para não cair em “pegadinhas”.
Mas além da leitura do texto legal, é preciso resolver questões. Sabemos, entretanto, que nem sempre é fácil encontrar exercícios para temas tão específicos. “Aqui no Iap nós buscamos levar aos nossos alunos a resolução de questões autorais, bem como orientá-los sobre como o tema poderá vir a ser cobrado”, afirma Higor.
Questões de disciplinas como ECA e Ética profissional são mais fáceis de serem encontradas. Já as muito específicas, tais como portarias e normativas internas, não costumam aparecer em sites de questões. Mas os nossos professores geralmente elaboram exercícios inéditos para que os alunos possam treinar sempre. Outra boa dica é fazer flashcards a fim de testar os conhecimentos.
O professor Higor Fernandes finaliza esta série de artigos com dicas que valem ouro para quem está se preparando para o concurso da Fundase. “Busque a razão de ser de cada portaria e compreenda o sentido de cada dispositivo no exercício da atividade institucional. Conheça a letra da lei, mas também leia uma boa doutrina sobre o ECA, pois existem algumas súmulas muito cobradas em provas. A união entre lei, doutrina e jurisprudência gera aprovação”.
O Iap Cursos On-line tem o pacote ideal para quem busca a aprovação
Quer potencializar ainda mais os seus estudos e realizar o sonho de se tornar servidor público? Então clique aqui e adquira um pacote completo de aulas com a equipe de professores que mais aprova no RN. Estamos ansiosos para ver o seu nome na lista de aprovados.