Banner de capa da notícia Você piscou e ganhou mais uma chance de vestir a farda da PMRN

Você piscou e ganhou mais uma chance de vestir a farda da PMRN

07/07/2022
NOTÍCIAS

Você piscou e ganhou mais uma chance de vestir a farda da PMRN


Olá, concurseiro! A Polícia Militar do RN está com mais um edital aberto. E dessa vez a oportunidade é para os bacharéis em Direito. Portanto, se você tem vontade de vestir a farda de oficial da nossa Gloriosa, leia este artigo até o final e confira cinco detalhes sobre esse edital dos sonhos.


1. Conheça os requisitos para a investidura


Antes de mais nada, você precisa saber se pode fazer este concurso. Então, vamos lá. Além dos requisitos básicos de todo concurso público no Brasil, tais como estar quite com as obrigações eleitorais e militares, para ser oficial da PMRN você deverá estar atento a outras exigências, tais como idade máxima e altura mínima.


Os homens precisam ter, no mínimo, 1,65 m de altura; já as mulheres, devem medir, pelo menos, 1,60 m. Quanto à idade, só podem concorrer às vagas quem nasceu a partir de 1º de janeiro de 1992 (salvo àqueles já pertencentes aos quadros das corporações militares do Rio Grande do Norte).


Outros requisitos são: ser brasileiro nato, ter habilitação para a condução de veículo automotor, no mínimo, na categoria “B” e não possuir alguns tipos de tatuagens, tais como as que façam alusão à ideologia terrorista ou extremista, que incitem a violência ou que sejam ofensivas à Polícia Militar.


2. Remuneração, número de vagas e lotação (as principais curiosidades do concurseiro)


Chegamos na parte boa, hein concurseiro? A remuneração inicial para o cargo de oficial da PMRN, com curso bacharelado em Direito, é de R$ 5.357,73. No total, o certame está ofertando 132 vagas, sendo 106 para ampla concorrência e 26 para negros. São 132 vagas… Sim, é bom repetir para que você não esqueça, pois trata-se de uma excelente oportunidade.


Conforme o edital, o Aluno Oficial que concluir o Curso de Formação de Oficiais com aproveitamento será lotado em qualquer lugar do estado do Rio Grande do Norte a critério da Polícia Militar.


3. Prepare-se para o teste de aptidão física


O certame conta com as seguintes etapas: provas objetiva e discursiva; exame de avaliação de condicionamento físico; avaliação psicológica; prova de títulos; investigação social; inspeção de saúde; procedimento de heteroidentificação para candidatos às vagas de negros.


O teste de avaliação de condicionamento físico é a segunda etapa do concurso, logo após a avaliação intelectual. Os candidatos deverão treinar com antecedência para fazer os seguintes exercícios: barra fixa, shuttle run (corrida de ir e vir), abdominal remador e corrida. Confira abaixo os padrões de desempenho:



4. Saiba o que cai na prova e planeje seus estudos


A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá um total de 90 questões de múltipla escolha (A, B, C, D e E). Serão 10 questões de cada disciplina: Português, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal Militar e Processual Penal Militar, Legislação da PMRN e Legislação Extravagante.


Dentro de Legislação Extravagante, o edital prevê as seguintes leis: Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha, Lei sobre a apresentação e uso de documentos de identificação pessoal, Lei de Crimes Cibernéticos, Lei de Tortura, Lei sobre Crime Organizado, Lei de Crimes Hediondos, Estatuto do Desarmamento, Lei de Crimes de Responsabilidade, Lei sobre Crimes de Preconceito de Raça ou Cor, Lei sobre Prisão Temporária, Lei de Interceptação Telefônica, Código Eleitoral, Lei de Execução Penal, Juizados Especiais Cíveis e Criminais, Juizados Especiais Cíveis e Criminais no âmbito da Justiça Federal, Lei sobre enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional.


O peso de cada questão é igual e, para ser classificado para a correção da prova discursiva, você deverá acertar, no mínimo, 40% (pelo menos 4 questões) de cada matéria e 60% (pelo menos 54 questões) do total da prova. E por falar em prova discursiva, esta será composta por uma redação de no mínimo 20 e, no máximo, 30 linhas. Serão corrigidas as redações dos candidatos que estejam classificados dentro do limite de três vezes do total de vagas.


5. E depois de aprovado (a), como será o seu trabalho?


Estudando com a nossa equipe de professores você terá grande chance de ser aprovado (no último concurso para oficiais da área da Saúde, foram mais de 100 classificados na primeira fase). Sendo assim, que tal começar a sonhar com o seu nome estampado no Diário Oficial? Mas vamos além: que tal imaginar-se exercendo as suas atribuições dentro da instituição?


Após formados, os oficiais da PM poderão exercer as funções de: comando, direção e chefia nas atividades e Organizações Policiais Militares; juiz militar na vara especializada da Justiça Militar; autoridade de polícia judiciária militar; e autoridade policial militar para o exercício das missões de Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública, bem como para os atos de polícia administrativa ostensiva.


Aposto que você fechou os olhos e já se viu até fardado. Acertei?


Comece a se preparar agora mesmo com a melhor equipe de professores


A banca organizadora do concurso para oficiais da PMRN é o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). As inscrições terminam às 23 h do dia 1° de agosto de 2022 e a taxa é de R$ 188,00. As provas objetiva e discursiva serão realizadas nas cidades de Caicó, Natal, Mossoró e Pau dos Ferros.


Agora que você já sabe todos os detalhes desse concurso, que tal clicar aqui e adquirir um pacote completo de aulas com a nossa super equipe de professores? A farda da Gloriosa está só esperando por você!