Notícias atualize-se e recomende!

Como usar a internet para estudo 17/08/2012

A internet é uma ótima ferramenta de estudo já que engloba uma gama de assuntos e notícias praticamente infinitas. A todo minuto novas informações estão inseridas nos sites. 



O primeiro passo para usar a internet como banco de dados para estudo é o estudante perceber o valoroso artefato pedagógico que possui na ponta dos dedos quando acessa a internet. E, principalmente, decidir estudar através do mundo virtual, ou seja, ter consciência de que há conteúdos que distraem a atenção, e que, portanto, devem ser evitados, pois o objetivo no momento é unicamente o de estudar. 



Após ter decidido pesquisar, examinar ou analisar determinado conteúdo pela internet, uma sugestão é anotar no papel as palavras-chaves da informação que deseja. Procurar os vocábulos em sites de busca confiáveis e eficientes. 



Observe se escreveu corretamente os termos para busca e utilize um dicionário, caso seja necessário. No entanto, alguns sites de busca já têm a correção da grafia da palavra digitada. Navegue em portais que confie, e usufrua dos links sugeridos por eles. Porém, não clique link após link sem ter lido a informação, uma vez que perderá tempo e não absolverá nenhum conhecimento. 



A conscientização é a melhor arma para quem estuda via internet, logo, lembre-se de desligar comunicadores de uso pessoal, como: msn, orkut, ICQ, salas de bate-papo, skype, pois atrapalharão o seu objetivo.  Faça anotações das idéias principais do site, não copie ou plagie a informação, pois além de provavelmente possuir direitos autorais, não estará aprendendo nada a respeito do que pesquisou.



O trabalho terá sido em vão, visto que notas não são os únicos justificadores do aprendizado. A partir das anotações, redija seu texto e relei-o sempre que acrescentar novos conteúdos.  Se você gostou do site, acrescente-o na barra de ferramentas da web “favoritos”, quando clicar novamente, o endereço do site estará na relação dos endereços favoritos, então, é só clicar em cima e o provedor irá abrir na página requisitada. 



Atenção: Só abra sites de segurança, com conteúdo confiável, de preferência assinado por profissionais. Veja se há pessoas responsáveis pelo site e se conhecem do assunto que falam. Geralmente, os sites que têm um mecanismo de comunicação com os profissionais, como: envio de e-mails, comentários, são mais confiáveis.  






Fonte: Site Mundo Educação