Notícias atualize-se e recomende!

Com decisão da PGE, concurso PM-CE poderá ser anunciado em março. 12/02/2019

Em março, o governo do Ceará poderá anunciar um novo concurso para Polícia Militar. De acordo com o governador Camilo Santana, o Estado aguarda somente a posição da Procuradoria-Geral (PGE-CE) sobre a chamada de mais uma turma de aprovados na última seleção, de 2016.

Caso não tenha o aval, o chefe do executivo adiantou que abrirá um novo concurso PM-CE para soldados. A declaração ocorreu no domingo, 8, em um vídeo na página do Facebook do governo “Estou aguardando a decisão da Procuradoria-Geral se eu posso chamar novas turmas da PM. Se eu não puder, vou anunciar agora em março um novo concurso para Polícia Militar”, garantiu Santana. 

Em outubro de 2018, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, já havia adiantado sobre a possibilidade de um novo concurso para PM. Na ocasião, ele informou que o governo poderia iniciar os preparativos da seleção de praças caso a Procuradoria não autorizasse a chamada de mais aprovados do concurso em vigência. "Estamos aguardando definição da PGE sobre o chamamento de novas turmas do atual edital. Caso não seja autorizado, trabalharemos em um novo edital", afirmou o secretário na rede social.  

Segundo o secretário, o governo do Ceará está investindo e trabalhando para que a turma quatro de praças da PM, concurso de 2016, aconteça e seja concluída o quanto antes.

Para se candidatar ao cargo de soldado é preciso ter idade entre 18 e 30 anos, além do ensino médio completo. Há também as especificações de altura sendo: o mínimo de 1m62cm, para sexo masculino, e 1m57cm para candidata do sexo feminino. A remuneração inicial é de R$3.134,58. 

Novos concursos para o Ceará Sobre novos concursos, o governador explicou que estuda a necessidade de pessoal como um todo. A partir dos resultados, identifica quais órgãos estaduais têm prioridade para reposição de servidores. Camilo Santana, por exemplo, confirmou que realizará novas seleções também para Polícia Civil.


Último concurso PM-CE teve oferta 5 mil vagas de soldado 

O último concurso para soldados da Polícia Militar do Ceará foi realizado em 2016. O edital trouxe a oferta de 5 mil vagas, sendo 4.200 para preenchimento imediato e 800 para formação de cadastro de reserva. Os milhares de candidatos foram avaliados por prova objetiva, inspeção de saúde (exame médico, biométrico, odontológico, toxicológico), avaliação psicológica, avaliação de capacidade física e investigação social, todas de caráter eliminatório, além da avaliação do curso de formação, classificatória e eliminatória. 

Na prova objetiva, os concorrentes tiveram quatro horas para responder a 120 questões. Os conteúdos cobrados foram distribuídos da seguinte maneira: 

• Língua Portuguesa – 20 questões; 

• Atualidades -10 questões; 

• Matemática -10 questões; 

• Raciocínio Lógico - 5 questões; 

• Informática -15 questões; 

• Conhecimentos Específicos - 60 questões. 

Caso seja autorizado, o próximo concurso PM-CE deverá seguir o mesmo padrão e estrutura de provas do de 2016. 


Fonte: folha dirigida