Concurso Educação PE terá 3 mil vagas e Cebraspe como banca 24/02/2022

Concurso Educação PE terá 3 mil vagas e Cebraspe como banca

O novo concurso para Secretaria de Estado de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE PE) terá oferta de 3.686 vagas efetivas para cargos dos níveis médio e superior. Nesta terça-feira, 22, foi confirmado que o Cebraspe será o organizador da seleção. 

Foi publicada a dispensa de licitação para que a banca seja contratada. O Cebraspe ficará responsável por receber as inscrições em seu site, viabilizar e aplicar as etapas do concurso Educação PE, como as provas objetivas. 


De acordo com a deputada estadual de Pernambuco, Teresa Leitão, o edital será publicado até o final de março. O prazo foi passado a ela durante reunião com o secretário de educação, Marcelo Barros, em janeiro. 

Segundo a parlamentar, a oferta de vagas será ampla para professores e outros cargos. “Preste atenção porque teremos um concurso com muitas áreas, um concurso importante. Não apenas para o magistério, mas para outras áreas”. 

As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de professores em todas as disciplinas da Educação Básica, Profissional, Educação Especial e para o Conservatório Pernambuco de Música. Além de analistas em gestão educacional.

O objetivo do concurso é reforçar o quadro da SEE PE para contribuir com a rede de ensino a longo prazo. Além de fazer a reposição de profissionais que se aposentaram ou se afastaram de forma permanente.

O secretário de educação já revelou que as vagas serão distribuídas para todos os municípios do estado.

“Este é o maior concurso da história da Secretaria e possibilitará a oferta de vagas em todos os municípios do território estadual. Esta é uma excelente oportunidade para os cidadãos ingressarem no time de profissionais de educação que mais se destaca no Brasil”, disse Marcelo Barros.

Último concurso Educação PE ocorreu há sete anos

Em 2015, foi aberto o último concurso Educação PE para efetivos. No total, foram disponibilizadas 3 mil vagas imediatas. Porém, desde a homologação dos resultados, em 2017, foram convocados mais de 4 mil profissionais. 

Isso significa que a Secretaria de Educação e Esportes tem o costume de convocar excedentes (aprovados no cadastro de reserva) durante o prazo de validade do concurso.

Todas as 3 mil oportunidades da última seleção foram para a carreira de professor, sendo distribuídas entre três editais: um para a Educação Especial, um para a Educação Básica e outro para a Educação Profissional. 

Para a Educação Especial foram 342 chances, sendo 79 para o nível superior e 263 para o nível médio (magistério). Já para a Educação Básica e Profissional foram 2.458 e 200 vagas, respectivamente, todas de nível superior.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a banca organizadora. Os concorrentes foram submetidos a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e a análise de títulos, somente classificatória. 

O exame de múltipla escolha foi composto por 40 questões (para professor de Português) ou 50 questões (para as demais especialidades), distribuídas entre as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Conhecimentos Pedagógicos;
  • Conhecimentos Específicos.

Houve ainda aplicação de prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para professores de Português, na qual os participantes tiveram que fazer uma redação dissertativa-argumentativa.

Por sua vez, os candidatos nas áreas de Libras e Braille, da Educação Especial, ainda fizeram uma prova prática. 

Estude para novos concursos com a Folha Cursos

Assim como a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, outros órgãos preparam novos concursos em 2022. Por essa razão, quem deseja ingressar no serviço público deve intensificar a preparação para as provas.

Você sabia que a Folha Dirigida tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.