Blog atualize-se e recomende!

COMO REVISAR RÁPIDO PARA CONCURSOS

COMO REVISAR RÁPIDO PARA CONCURSOS

Postado em 18/07/2019

 Realizar uma revisão para concursos públicos é uma tarefa bastante importante para quem deseja ser aprovado, pois você consegue absorver o conteúdo de forma mais leve e seguindo um cronograma. Aqui, nós te apresentamos as melhores técnicas que são fundamentais para otimizar e tornar mais eficiente sua preparação. 

 

  1. Revise uma página por minuto 

Sim, é pouco tempo pra revisar, mas te mantém focado. Deixe um cronômetro registrando cada minuto e se proponha a estudar determinado assunto. Se não conseguir terminar aquela lauda naquele minuto, por exemplo, pule para a próxima. Tenho certeza que da próxima vez que for estudar aquela página revisará mais rápido. Além disso, é importante que faça um resumo sempre que estiver estudando. Isso vai te ajudar a fixar o conhecimento naquele assunto.  

 

  1. A cada 1h30 de estudo, reserve os últimos 10 minutos para revisar  

Faça isso, principalmente, em matérias que não tenha domínio. Isso vai te ajudar a fixar de forma mais rápida o conteúdo desconhecido. Se preferir, faça um pequeno resumo destes dez últimos minutos.  Isto pode ser vantajoso, já que você construirá uma síntese mais precisa de todo o conteúdo e te ajudará na revisão descrita no primeiro tópico.  

Com as primeiras dicas já estabelecidas, provavelmente, você vai finalizar as próximas revisões em menos de 10 minutos. Então, quando for para revisar o assunto geral, já terá mais domínio daquele conteúdo.  


  1. Tempo X Qualidade  

Ao questionar se é possível manter a qualidade de estudo mesmo revisando o assunto rápido, saiba que somente você pode responder. Use seu autoconhecimento para analisar qual estratégia funciona melhor.  

Um dos métodos que você pode utilizar é encurtar o seu tempo de revisão adiantando mais assuntos e tentando manter uma boa qualidade de estudo ou mesmo que ocorra diminuição nesta qualidade, sempre avalie o custo benefício. Por exemplo, você pode revisar determinado conteúdo três vezes, mas sua qualidade seria de 80% ou estudar o assunto duas vezes, mas com uma qualidade de 90%.   

Outra estratégia seria você diminuir a quantidade de coisas que precisa estudar. Dessa maneira, a cada revisão que realizar tente achar no seu material alguns pontos que podem ser excluídos. Fazer grifos de lápis para que possam ser apagados podem ser uma alternativa, pois com o aprendizado você pode apagar do seu estudo e diminuir o seu tempo de revisão. Para finalizar, tente não grifar tanto, se limite até sete grifos por página. Assim, você marca as informações mais relevantes do seu conteúdo. 


Por fim, utilize esse material como suporte a sua atual estratégia para passar. No mais, não se prenda somente a essas orientações, temos várias outras que vão te auxiliar nessa caminhada, uma delas é o nosso canal no YouTube com aulas gratuitasInclusive, os 25 anos de experiência e os milhares de aprovados em concursos públicos de níveis nacionais são um confirmativo do nosso comprometimento com os estudantes. Conte conosco nessa jornada. Qualquer dúvida, entre em contato. Estamos à sua disposição! 





Escrito por: Diana Santos