Blog atualize-se e recomende!

GUIA RÁPIDO: COMO ESTUDAR SOZINHO PARA CONCURSO

GUIA RÁPIDO: COMO ESTUDAR SOZINHO PARA CONCURSO

Postado em 26/07/2019

 Neste post, vamos te ajudar a estudar sozinho para concursos públicos. Sabemos que não é uma tarefa fácil e, por este motivo, te oferecemos a assistência que você necessita neste processo.  Abaixo listamos as principais dicas e, ao final, um link com materiais disponíveis. Aproveite! 

 

    •  Disciplina e organização 

Estudar sozinho exige disciplina e organização. É necessário que você estabeleça horários de estudo com intervalos programados e que mantenha uma rotina. Também não se esqueça de incluir atividades de lazer no seu cotidiano, pois o bem-estar físico e mental contribui com seu sucesso.

 

    • Cronograma detalhado 

Construa um cronograma de estudos detalhado! Este deve incluir horários para estudar o conteúdo teórico, depois somente questões e, por fim, a revisão geral. Sua disciplina e seu cronograma devem seguir lado a lado para que não perca o foco. Se identificar dificuldades e pouca progressão na sua rotina de estudos, troque o cronograma. É importante não se sobrecarregar para atingir bons resultados.

  

    • Conheça seu ponto fraco e transforme isso em motivação 

Se for alguma matéria, por exemplo, reserve maior tempo de estudo para esta e faça exercícios para fixar. Se a falta de tempo for seu ponto negativo, use isso como estímulo para tentar estudar com foco e, por consequência, com qualidade. Evite perder tempo e mantenha-se motivado. 


    • Estipule metas 

Com metas estabelecidas, você trabalha pra finalizar o que deve ser estudado no tempo certo ou talvez antes. Assim, você tem um prazo maior para revisar os conteúdos que demandam maior atenção. Não perca tempo, aproveite para direcionar o tempo extra, por exemplo, para se manter atualizado em todos os aspectos, seja em assuntos diários ou referentes à prova. 


    • Escolha o material correto 

Ter materiais de estudo condizentes com o foco do concurso é essencial. Isto porque você pode ter um material de nível superior e o concurso ser nível médio, sendo importante identificar para excluir conteúdos dispensáveis. Portanto, leia o edital e verifique todas as matérias que serão abordadas. 


    • Faça questões da banca 

Realizar questões da banca são um direcionamento para os seus estudos. Com elas, você consegue identificar quais os conteúdos mais frequentes, a quantidade média de questão sobre cada assunto, qual a melhor estratégia para resolver a prova, além de conseguir treinar e fazer uma autoavaliação de como está seu desenvolvimento. É essencial para se familiarizar com os assuntos que serão cobrados e com o formato das provas.


    • Acredite em si 

Por fim, não se compare com perspectivas alheias. A realidade do outro não corresponde à sua, escolha o curso que se encaixa no seu perfil e procure o tempo ideal para o progresso dos seus estudos de acordo com sua rotina. Então mantenha o foco, tenha um plano de estudos coerente e siga à risca.


Aqui, no IAP Cursos Online, você tem acesso a todo o nosso material gratuito clicando aqui ou nossa grade de cursos online. Clique e veja nossas vantagens! 

Bons estudos!




Escrito por: Diana Santos