Blog atualize-se e recomende!

COMO SE PREPARAR POUCO TEMPO ANTES DO CONCURSO

COMO SE PREPARAR POUCO TEMPO ANTES DO CONCURSO

Postado em 30/08/2019

É possível passar em um concurso com pouco tempo de preparação? A resposta é sim, mas é necessário pôr em prática algumas condutas que demandam maior dedicação. Neste sentido, vamos abordar abaixo alguns destes tópicos para te auxiliar no melhor resultado.


A banca organizadora  

Faça um estudo focado na banca organizadora do concurso que deseja prestar. Identifique suas principais características, o modo como cobra os assuntos, como as questões são estruturadas e quaisquer outras particularidades que são de natureza da prova. Isto tende a facilitar seu desempenho e direcionar seus estudos.  


O edital 

 Como o tempo de preparação destinado ao estudo é limitado, provavelmente, o edital já deve ter sido publicado. Desta forma, leia-o com atenção e utilize todas as informações para planejar a sua rotina de estudos. Identifique a importância de cada matéria por meio da quantidade de questões e o peso de cada uma delas e ajuste o tempo necessário para estudá-las, de modo que torne sua preparação assertiva.  


Planejamento  

Faça um cronograma para planejar seus estudos e encaixe-o em sua rotina. Saiba quando estudar, por quanto tempo e o que estudar, preencha-o de acordo com as necessidades da prova expostas no edital e execute tudo que for proposto com dedicação. Com isto, você evita procrastinar e promove uma rotina disciplinada, o que otimiza seu tempo e aumenta sua concentração, gerando motivação para si mesmo. 


Isolados de questões  

Quando não se tem tempo para estudar todos os assuntos detalhadamente, é preciso lançar mão de alternativas que agilizem seu aprendizado. Uma das formas é fazer o máximo de isolados de questões possíveis. É essencial responder em torno de 80 questões por dia, visto o curto prazo pra realização da prova. Também é importante que após a resolução de isolados, faça revisões dos assuntos abordados, o que facilita a fixação do conteúdo. 


No mais, não desista por faltar pouco tempo para a prova. Seja objetivo, disciplinado e esforçado, mas se por algum motivo não consiga alcançar o resultado almejado, seja crítico e analise o que errou para que na próxima vez refaça do modo certo.  


Por fim, este artigo soma-se aos posts anteriores Como te ajudar a revisar rápido e Como estudar sozinho para concursos e tem o objetivo de te auxiliar nos estudos para concursos públicos. Portanto, não deixe de acessar o blog! Temos isolados de questões e cursos base disponíveis para contribuir com a sua aprovação, conte conosco. Boa sorte! 

 



Escrito por: Diana Santos