Blog atualize-se e recomende!

6 ESTRATÉGIAS PARA RESPONDER UMA PROVA DE CONCURSO

6 ESTRATÉGIAS PARA RESPONDER UMA PROVA DE CONCURSO

Postado em 30/01/2020

Mais do que estar preparado para a prova, é necessário ter uma estratégia para não ficar perdido no momento de responder o caderno de questões. Neste post, reunimos algumas estratégias para resolver a prova de forma assertiva e obter êxito no resultado.


  1. 1. Leia primeiro a prova discursiva 

Alguns concursos possuem uma prova objetiva e uma discursiva, seja estudo de caso ou redação. E é bastante importante que antes de você fazer a prova objetiva, apenas leia a prova discursiva. Sugerimos que não faça a prova discursiva antes, pois lembre-se que ela só será corrigida caso você tire uma nota boa na prova objetiva, então faça por último.  

Mas, para não haver surpresas, é importante ler o tema antes, para que, enquanto esteja fazendo a prova, as ideias de desenvolvimento do texto fluam, consciente ou inconscientemente com algumas informações necessárias para você abordar na sua redação.


  1. 2. Resolva primeiro a prova de português 

A língua portuguesa é uma das disciplinas chave em qualquer concurso público. Tem concursos que possuem de 15 a 20 questões somente de português em uma prova de 80 a 100 questões, que exigem muita interpretação de texto. 

Caso deixe a prova de português para fazer por último, você, possivelmente, já estará cansado e sua capacidade de ler e compreender um texto terá caído significativamente. 

Sendo assim, inicie respondendo as questões de português, pois sua capacidade interpretativa de assimilar o texto e compreender o ponto de vista do autor está alta, lançando mão dessa estratégia chave.


  1. 3. Priorize as disciplinas de maior peso 

Após responder as questões de português, pule para a disciplina com maior peso, caso tenha. Em algumas provas, todas as matérias possuem o mesmo peso, mas em outras há disciplinas que possuem pesos diferentes. Então é importante que você faça logo as de maior peso, pois elas têm maior relevância no edital e impactam na sua nota.


  1. 4. Resolva as questões fáceis 

Caso a prova tenha as disciplinas com o mesmo peso, comece pelas que você tem mais facilidade. Se você iniciar pelas questões mais difíceis, as que menos estudou e/ou as que tem mais dificuldade, isso implicará na sua confiança durante a realização da prova 

Então, não se abale com isso. Inicie pelas questões que você tem facilidade e domina o conteúdo, assim garante logo os acertos em uma grande quantidade de questões que você conhece e te dá uma confiança maior para encarar o restante da prova.