Blog atualize-se e recomende!

SAIBA COMO ESTUDAR ANTES DE SAIR O EDITAL

SAIBA COMO ESTUDAR ANTES DE SAIR O EDITAL

Postado em 11/07/2019

Olá, concurseiro! Seja muito bem-vindo.


Reservamos este espaço para publicar artigos que complementem a sua rotina de estudos. Todas as nossas publicações terão o objetivo de te auxiliar durante a jornada para alcançar a tão sonhada aprovação em um concurso público. Saiba que temos o suporte necessário para te ajudar a fazer as melhores escolhas neste período e, principalmente, para otimizar seu aprendizado.


A princípio, é importante que você compreenda como garantir sua vaga e que isso depende da construção de uma rotina de estudos. Invista em cursos e/ou separe materiais, por exemplo, e estabeleça alguns parâmetros para manter-se atualizado a fim de atingir bons resultados a médio e longo prazo. Outro ponto interessante para conquistar melhores salários, estabilidade e jornadas de trabalho mais tranquilas e menos exaustivas é estudar antes de sair o edital. Tenha certeza de que se dedicar antecipadamente para absorver os conteúdos necessários te oferece vantagens em relação aos concorrentes, invista nisso. 


Use o tempo a seu favor! A divulgação do edital ocorre, normalmente, de 45 a 60 dias antes da prova, por isso é ideal ter um planejamento prévio. O desenvolver desta preparação envolve alguns passos a seguir descritos. O primeiro inclui a escolha do plano de carreira. Isto porquê cada área específica possui matérias bases diferentes e é preciso identificar quais devem ser estudadas. O segundo passo corresponde à execução de um cronograma de estudos com as matérias bases até o edital ser publicado. O terceiro passo, por sua vez, se a refere ao período pós-edital com a inclusão das matérias específicas no cronograma. Do mesmo modo, aproveite este período pra explorar questões feitas pela banca organizadora do concurso, visto que elas criam uma característica própria das provas, o que pode ajudar no seu desempenho. Essa rotina se encaixa no contexto de qualquer concurso público com plano de carreira escolhido, já que as disciplinas bases cobradas geralmente serão as mesmas nos editais e concursos de outros órgãos. Além disso, não esqueça de analisar as matérias que valem mais pontos e, a partir disso, direcione seus estudos para que sua pontuação seja maior. 


Fique atento, caso o edital sofra alguma alteraçãoIsso, principalmente, com referência às leis, aos decretos e às emendas. É possível se questionar: será que todo conteúdo estudado não serviu para nada? Muito pelo contrário, é preciso ter conhecimento sobre determinado assunto para compreender o que está mudando. Portanto, não desanime: siga em frente e veja tudo o que foi alterado. Separe o que foi mudado e estude fazendo comparações, assim fica mais fácil compreender as mudanças e comparar ao que você já tinha estudado. 


Manter a motivação para concursos é uma verdadeira batalha, pois a aprovação pode ser alcançada nas primeiras provas ou não, por isso persista! Busque o seu propósito e se dedique. Também não se esqueça das nossas dicas e invista em materiais de estudo que te ajudem em todas as situações abordadas neste texto, no nosso site você encontra todo suporte e material para te auxiliar. Boa sorte!




Escrito por: Diana Santos