Blog atualize-se e recomende!

COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA CONCURSOS

COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO PARA CONCURSOS

Postado em 08/08/2019

Quantas vezes você chegou cansado do trabalho e desistiu de estudar por não ter mais ânimo? Já pensou em organizar seu tempo e ainda assim não funcionou? Neste post, vamos abordar uma série de dicas poderosas para te ajudar a conciliar os estudos com o trabalho. 


  1. 1. Mapeie sua rotina 

É importante que detalhe o horário de início e fim de cada atividade que preenche seu dia. Anotar a duração que leva para chegar até o trabalho e para finalizar suas atividades, o período destinado para o horário de almoço e de uso de redes sociais, o tempo relacionado aos afazeres domésticos, entre outros, de modo que você construa uma visão geral do seu dia é uma forma de saber como aproveitá-lo da melhor forma.  


  1. 2. Analise seu horário livre 

Verifique suas horas livres e aproveite para encaixar seus estudos neste período. O ideal é estudar de 3 a 5 horas por dia, o que pode ser complicado de conciliar no início, mas com empenho pode se tornar uma realidade na sua rotina. Basta observar o seu dia de forma crítica e alterar sua estrutura para encaixar e moldar o que deve ser feito. 


  1. 3. Otimize seu tempo 

Para conseguir estudar o período ideal, você precisa analisar o que realmente é necessário ser feito durante o dia e quanto tempo você destina a isso. Se utilizar transporte público, por exemplo, aproveite esse tempo para ouvir apostilas em podcast ou, até mesmo, um áudio seu resumindo o conteúdo estudado; da mesma forma, se tiver 1 hora de almoço e conseguir comer em 20 minutos, use o tempo restante para responder algumas listas de questões ou assistir videoaulas, de preferência, coloque na velocidade 1.5x assim você aproveitará melhor seu tempo. Além disso, destine o tempo que permanece nas redes sociais para estudar de alguma forma, tenha certeza que isso fará diferença no seu cotidiano.

 

  1. 4. Abdique de certas situações 

Privar-se de fazer algo que gosta, mas que demanda tempo além do necessário não pode ser um martírio para você, lembre-se que a médio ou longo prazo isso pode ser retomado. Portanto, renuncie alguns passeios, reduza seu tempo nas redes sociais e encontre situações que podem ser substituídas por estudo sem prejuízo na sua rotina. É importante que tenha horários de lazer, mas saiba identificar o tempo ideal que deve ser destinado a isso. 


  1. 5. Descubra sua motivação 

Alguns buscam estabilidade financeira, outros almejam melhores cargos e salários ou até mesmo mudar de cidade. Somente você pode definir o que te motiva a prestar um concurso.  Esse estímulo é o que te faz persistir apesar das dificuldades, por isso defina suas prioridades e se mantenha firme!  


São pequenos detalhes que te ajudarão nessa caminhada, portanto, siga todas as dicas e tente ao máximo não procrastinar, pois cada hora destinada ao estudo coerente é determinante para o seu melhor desempenho. Por fim, é importante te lembrar que temos isolados de questões e cursos base para te auxiliar nos estudos e você pode assisti-los pelo smartphone em qualquer lugar. Lembre-se que mesmo numa rotina corrida é importante reservar um tempo para o estudo, então essa é a hora! 





Escrito por: Diana Santos