Blog atualize-se e recomende!

AS 5 TÉCNICAS DE ESTUDOS PODEROSAS QUE TE AJUDARÃO A PASSAR

AS 5 TÉCNICAS DE ESTUDOS PODEROSAS QUE TE AJUDARÃO A PASSAR

Postado em 20/08/2019

O intuito deste post é ajudar você, leitor, a encontrar uma técnica eficaz para estudar. Entre as mais competentes, identificamos cinco e sintetizamos ao longo do texto com o objetivo de ajudá-lo na trajetória para alcançar a aprovação em um concurso público. 


  1. 1. Mapa Mental 

É um mapa visual das suas ideias principais. Os mapas são utilizados, por exemplo, na elaboração e gerenciamento de projetos, organização de informações, organização pessoal, gerenciar seu dia, desenvolver um plano de carreira, preparar uma apresentação, entre outros. Em seguida, para produzir o seu, insira sua ideia principal no centro da página, após isso, basta subdividi-lo em palavras que se conectam com o tema principal. Para criar essas conexões, além de palavras, utilize desenhos, cores, setas e crie correlações criativas que facilitem seu aprendizado.


Muitos pensam que é preciso ser criativo e saber desenhar para criar um mapa mental, mas o método já é inteiramente intuitivo. Ele precisa apenas ter sentido para que você olhe e associe as informações. 


  1. 2. Fichamento 

Este método é bastante descrito para realização de trabalhos universitários, mas aliado com o mapa mental pode ser uma alternativa para preparar bons resumos. 

Pode ser feito em uma ficha ou, para facilitar, alguns blocos de notas. Com eles, você vai escrever os pontos mais importantes sobre um livro ou um capítulo que devem ser lembrados e/ou estudados de forma breve.


Fichar é organizar, selecionar e registrar informações de modo que atenda aos seus objetivos e lembre o texto-base. O fichamento é uma fonte para estudos posteriores no qual você registra algumas notas que servem como material organizado e resumido para consulta. 


  1. 3. Construção de tabelas 

Estudar no formato de quadro é uma boa opção para fixar conteúdos específicos de uma determinada matéria. De início, quando for desenhar o quadro, consulte os livros e apostilas para que as referências saiam corretas. Após algumas reproduções, tente reconstitui-lo na memória. Esse procedimento é uma ótima forma de memorizar os conteúdos associando os dados entre eles.


Como, por exemplo, em Direito Penal: produza uma tabela em que haja uma coluna que qualifica cada tipo de crime, qual tamanho da pena, o prazo de resposta para cada tribunal, entre vários outros. Assim facilita a memorização.


  1. 4. Gravações de áudios  

Diferente dos outros itens, essa dica é direcionada àqueles que têm facilidade com a memória auditiva. Se este é o seu caso, então tente estudar com o celular ou algum outro aparelho que grave áudio.


Tente gravar como se você fosse o professor e estivesse dando uma aula sobre o assunto. Explique o conteúdo, dê exemplos, mencione dados e informações que estão no seu resumo. Falar o conteúdo já é uma ótima forma de absorver e ouvir repetidas vezes é melhor ainda. 


  1. 5. Memorização mnemônicas

Memorização mnemônica é uma técnica usada para associar o que precisa ser lembrado com algo de mais fácil recordação. Esta associação pode ser feita por meio de música, jogos, piadas, entre outros.


Uma das mais usadas é o acróstico, no qual utilizam as letras de uma palavra para formar outros termos ou uma frase correspondente. Isto facilita a fixação de palavras e/ou expressões. Por exemplo, se você quer gravar assuntos de Direito Administrativo, como de Espécies de Atos Enunciativos que são:  


INFORMAÇÕES 

CERTIDÕES;  

ATESTADOS;  

PARECERES;  

APOSTILAS.  


Neste caso, analise as letras que estão destacadas em negrito, elas formam a frase: “informações capa”. Agora basta você complementar: “Livros têm informações na capa”, isso facilita a compreensão e lembrança no momento da prova.


Estas dicas são ferramentas para promover eficácia nos estudos, são métodos diferentes que você pode pôr em prática. Além disso, aproveite pra exercitar esses métodos utilizando os materiais de estudo disponíveis no IAP Online. Temos aulas e materiais completos desenvolvidos para te fornecer o melhor suporte. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Bons estudos! 




Escrito por: Diana Santos