Notícias
Acesse agora o blog do IAP Online
Notícias

Conselho Diretor da Fuern nomeia comissão do concurso público para servidores docentes e técnicos administrativos.
O Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) nomeou, em reunião realizada na tarde de hoje, 10, a comissão para estudos preliminares de um novo concurso público de provas e títulos para servidores docentes e técnicos administrativos.
Integram a comissão os seguintes professores, técnicos administrativos e representante da comunidade externa: professora Isabel Cristina Amaral, TNS Janssen Klauss do Nascimento Dias e Xavier, professor Adonias Vidal de Medeiros Júnior, TNS Pedro Rebouças de Oliveira Neto, professora Sirleyde Dias de Almeida, professor Francisco Chagas de Lima Júnior, TNS Taísa Cristianne Lopes de Melo e Erika Fernandes Benjamin, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseccional Mossoró.
Para tornar paritária a composição, a relatora do processo, Técnica de Nível Superior (TNS) Irani Lopes da Silveira Torres sugeriu e os demais conselheiros aprovaram que seja nomeado um quarto membro de representação dos técnicos, a ser indicado pelo Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (Sintauern).
A comissão do concurso público será responsável por fazer o levantamento dos cargos e quantidade de vagas, cronograma e etapas do concurso, entre outros procedimentos prévios ao lançamento do edital.
Os conselheiros também aprovaram a planilha de planejamento de curso para a implantação do novo Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Filosofia, modalidade presencial, do Campus Avançado de Caicó e, ainda, a proposta orçamentária e financeira para a implantação do Curso de Graduação em Enfermagem, modalidade Presencial, Grau Acadêmico Bacharelado, no Campus Avançado de Pau dos Ferros.
Ainda na reunião realizada pelo Google Meet e transmitida no canal Uern Oficial no YouTube, foi eleita Carolina Rosado de Sousa Costa Luciano, da OAB Mossoró, como membro suplente do Conselho Diretor, indicada por entidades representativas dos segmentos da comunidade.
Concurso público
No dia 29 de setembro de 2021, a governadora Fátima Bezerra assinou a autorização para a realização de um novo concurso público na Uern. O último certame realizado pela Instituição foi em 2016, com 116 vagas ofertadas e mais de 500 servidores, entre professores e técnicos-administrativos, convocados desde então.
Fonte: UERN.

Concurso público da Câmara de Natal RN é aprovado pela Comissão de Finanças.
No Rio Grande do Norte, o concurso Câmara de Natal começa a ganhar forma. No último dia 4, a Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização da Casa Legislativa autorizou a realização da seleção.
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 108/2022, de autoria do Executivo Municipal, autoriza a realização de concurso público no Legislativo Natalense. A matéria inclui a seleção na Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), que fixa as regras para o Orçamento Geral do Município, no exercício deste ano.
"O projeto reconhece a prerrogativa do Poder Legislativo para realizar seu concurso, importante para reforçar os trabalhos legislativos implementando o quadro de pessoal para preenchimentos de cargos da Câmara Municipal", destacou o presidente da comissão, vereador Raniere Barbosa.
Com o concurso autorizado, os próximos passos incluem a sanção do PL e, posteriormente, a criação da comissão organizadora.
Caberá então à equipe definir o número de vagas e os cargos, assim como a escolha e contratação da banca, que ficará responsável pela aplicação das etapas de seleção.
O último concurso para a Câmara Municipal de Natal foi aberto em 2016. Na época, o edital trouxe vagas para o cargo de guarda legislativo. Para concorrer, era preciso ter concluído o nível médio.
As remunerações eram de R$1,4 mil e poderiam ser acrescidas de benefícios e adicionais previstos em lei. A carga horária a ser cumprida era de 40 horas semanais ou 24 horas diárias, com intervalo de 72 horas.
Com organização da Comperve, o concurso foi composto por provas objetivas, teste de aptidão física e curso de formação.
A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta por questões de múltipla escolha, contendo 60 questões, que tiveram que ser respondidas em quatro horas. Foram elas:
- Língua Portuguesa (dez questões);
- Matemática (dez); e
- Conhecimentos Específicos (40).
Os aprovados foram convocados para o TAF e, posteriormente, o curso de formação. Após a conclusão e homologação da seleção, os classificados foram chamados durante o prazo de validade do concurso, sendo ele de dois anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.
Fonte: Folha Dirigida.

João Pessoa PB: Prefeito fala sobre novo concurso público com estimativa de 804 vagas
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, voltou a falar sobre concursos públicos nesta quarta-feira, 4. Ele confirmou que está em planejamento a abertura de mais de 100 vagas para agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
Porém, segundo o prefeito, ainda não há previsão para a publicação do edital. As declarações foram concedidas no Parque Solon de Lucena, onde foi aberto o calendário de ações para o Maio Amarelo, mês de conscientização para a redução de acidentes de trânsito.
“A Semob está se modernizando. Logo logo estaremos lançando concurso para os agentes de trânsito da Semob. Estou esperando o resultado do estudo da Semob mas passa de 100 agentes (número de vagas)”, afirmou o prefeito, em entrevista ao blog ParaíbaRadioBlog.
Tais vagas já tinham sido anunciadas por Cícero Lucena no final do ano passado. Elas integram o pacote de concursos João Pessoa PB que estão previstos para 2022. Ao todo, a estimativa é que sejam abertas 804 oportunidades.
A oferta será para cargos dos níveis médio e superior, atendendo às demandas das secretarias de Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, entre outros.
Veja a distribuição por cargos:
- 100 vagas para agente de mobilidade urbana (Semob);
- 200 vagas de guardas civis municipais;
- 20 vagas de assistentes sociais;
- Oito vagas de contadores;
- 10 vagas de analistas de Tecnologia da Informação;
- 22 vagas de analistas de sistemas;
- 150 vagas de professores da Educação Básica I;
- 200 vagas da Educação Básica II;
- 30 vagas de supervisores escolares;
- 20 vagas de orientadores educacionais;
- 20 vagas de psicólogos;
- 20 vagas de assistentes sociais escolares;
- Quatro vagas de bibliotecários.
O prefeito afirmou que a intenção é convocar os aprovados já em 2022 .
“Porque, agora nós dimensionamos algumas necessidades que temos, principalmente nas áreas de tecnologia, educação, que teve um crescimento de mais de 12 mil alunos na rede, e precisamos da contratação de professores, supervisores, psicólogos e assistentes sociais”.
Concurso João Pessoa PB: próxima etapa é escolher a banca
De acordo com o secretário de Administração, Valdo Alves, o próximo passo para abertura do concurso é a contratação da banca organizadora. Uma instituição será escolhida para receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas.
A banca ainda participará da definição do cronograma, com as datas de abertura das inscrições e de aplicação das provas.
O secretário destacou o compromisso da atual gestão, que já realizou um concurso em 2020.
“Estamos mostrando sempre a transparência que o prefeito Cícero Lucena tem com nossa cidade. No primeiro ano, com cinco meses de gestão, ele já realizou o primeiro concurso com 601 vagas e já chamou todos os aprovados. Além disso, convocou 106 pessoas a mais. Entre administração direta e Saúde já foram chamadas 707 pessoas. E agora anunciamos mais um concurso com 804 vagas”, falou.
Fonte: Folha Dirigida.

Vereadores aprovam concurso público para 2 mil vagas na educação em Fortaleza.
Vereadores de Fortaleza aprovaram nesta quinta-feira (28), já em discussão final, a criação de 2 mil vagas na Rede Pública de Ensino da Capital através de um concurso público.
A matéria segue para sanção do prefeito José Sarto (PDT), que havia anunciado o certame no fim de março. O projeto do Executivo deu entrada na Casa ainda no dia 8 de abril. Nesta quarta-feira (28) a mensagem foi lida em Plenário, e, posteriormente, já na quinta, aprovada na comissão conjunta de Constituição e Orçamento.
Representando a liderança da oposição, o vereador Márcio Martins (Pros) apresentou duas emendas ao projeto, que foram rejeitadas pelo relator Gardel Rolim (PDT), líder do governo. De volta ao Plenário, o texto que regulamenta o concurso público na prefeitura foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Pela liderança da base, Gardel Rolim comemorou a celeridade com que o assunto foi aprovado na Câmara.
"Quero agradecer a todos os vereadores da base do Governo e os de oposição que votaram a favor do projeto. Essa é uma grande conquista, a Câmara está de parabéns pela discussão célere que fez para que a gente devolva o mais rápido possível essa mensagem ao Executivo", disse o vereador do PDT.
Da oposição, o vereador Sargento Reginauro (União Brasil) frisou que a mensagem foi aprovada por unanimidade, e fez críticas às gestão.
"Reitero o pedido para que seja colocado em discussão o plano de cargos e carreiras dos guardas municipais", frisou o parlamentar.
DEMANDAS DOS PROFESSORES
Em fevereiro deste ano, o prefeito já havia feito anúncio prevendo o concurso público para professores da rede municipal, além de divulgar o reajuste salarial de 33,2% nos salários dos docentes, de acordo com determinação da lei do piso nacional da categoria.
A proposta prevê a criação de 944 cargos efetivos de professor de área específica, e 1.056 cargos efetivos de professor pedagogo, totalizando 2 mil cargos.
Os aprovados cumprirão uma jornada de trabalho de 200 horas mensais, exclusivamente no período diurno (manhã e tarde).
Os cargos passam a integrar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Município de Fortaleza para o Ambiente de Especialidade Educação, instituído pela Lei Ordinária nº 9.249, de 10 de julho de 2007.
fonte: Diario do Nordeste.

Concurso Fundase RN: após avaliar as propostas financeiras, comissão negocia com o Instituto AOCP.
Na última quarta-feira, 27, a comissão organizadora do concurso Fundase RN realizou mais uma sessão rumo à escolha da banca organizadora. Durante o encontro, foram analisadas as propostas financeiras das licitantes, que não compareceram ao evento.
Segundo a comissão, as empresas habilitadas no processo foram o Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação, Seleção e Emprego (Instituto Acesso), Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e o Instituto AOCP, sendo esta a única classificada no quesito técnica.
Diante disso, a equipe entrará em negociação com o Instituto AOCP, com o intuito de obter o preço mais vantajoso (menor ou igual ao valor global de referência), com base nos princípios da indisponibilidade do interesse público, da economicidade e vantajosidade.
"Para tentar reduzir o custo do concurso, a comissão decidiu por oficializar a negociação com a licitante classificada para que atinja um valor inferior ou igual ao valor de referência estimado pela pesquisa. Para manter a transparência do processo, as demais empresas licitantes também serão cientificadas da negociação", detalhou o presidente da CLP-Sead, Alexandre Rodrigues.
A expectativa é para que o processo seja finalizado nos próximos dias, considerando que tanto o prazo dado pela governadora quanto o do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) não foram cumpridos.
Isso porque, segundo a governadora Fátima Bezerra, o edital seria lançado até o mês de março. Já o MPRN exigia a abertura do concurso Fundase RN até o dia 15 do mesmo mês, o que não ocorreu.
Fonte: Folha dirigida.

Concurso Crea PE 2022: divulgado edital com 35 vagas e remuneração de R$ 7.411,88.
Veja mais detalhes sobre esta seleção:
- Órgão: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea PE)
- Banca: Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib)
- Vagas: 35, sendo 5 imediatas e 30 em cadastro de reserva
- Cargo: fiscal auditor
- Requisito: nível superior
- Salário: R$7.411,88
- Inscrição: 22/04 a 30/05
- Taxa: R$130
- Prova: 17/07
Os aprovados serão contratados pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que assegura aos trabalhadores o FGTS e auxílio-desemprego, se necessário. A lotação ocorrerá na capitao, Recife, sendo nas unidades administrativas do Crea PE.
Cargos, vagas e requisitos do concurso Crea PE
O edital do concuros Crea PE 2022 trouxe vagas efetivas e imediatas para o cargo de fiscal auditor. Além disso, também será formado um cadastro de reserva para utilização durante o prazo de validade.
Veja mais detalhes sobre a carreira a seguir:
Cargo | Requisito | Total de vagas | Vagas imediatas | Cadastro de Reserva | Salário | Jornada |
Fiscal auditor | nível superior em Engenharia | 35 | 5 | 30 | R$7.411,88 | 30 horas |
As inscrições para o novo concurso Crea PE 2022 já estão abertas e vão até o dia 30 de maio, pela internet.
Para participar, basta acessar o site do Idib, que é o organizador da seleção, e preencher o formulário com os dados necessários. É preciso que as informações estejam completas e atualizadas.
Em seguida, o candidato deve imprimir o boleto bancário e quitar a taxa de R$130 até o dia 31 de maio.
Os concorrentes ao cargo de fiscal do concurso Crea PE serão avaliados através de provas objetiva e discursiva. As avaliações acontecerão na mesma data, sendo 17 de julho, no turno da tade, às 15h.
As provas terão a seguite distriibuição:
Tipo de prova - Objetiva | |||||
Conteúdo | Quantidade | Peso | Total de pontos | Mínimo aprovação | Caráter |
Língua Portuguesa | 10 | 1 | 10 | 50% | Eliminatório e classificatório |
Informática | 1 | 1 | 6 | ||
Raciocínio Lógico | 4 | 1 | 4 | ||
Conhecimentos Específicos | 20 | 2 | 40 | ||
Tipo de prova - Discursiva | |||||
Conteúdo | Quantidade | Peso | Total de pontos | Mínimo | Caráter |
Redação | 1 | 1 | 60 | 50% | Eliminatório e classificatório |
O prazo de validade do concurso Crea PE 2022 será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado uma vez e pelo mesmo período.
Fonte: Folha Dirigida.

Concursos TRTs 2022: Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) autorizou a realização de novos concursos.
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) autorizou a realização de novos concursos TRT's em 2022. Em ofício interno encaminhado aos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), o órgão permite que os TRTs publiquem novos editais.
A informação foi confirmada à reportagem da Folha Dirigida pela Assessoria de Imprensa do CSJT, nesta segunda-feira, 25. Em resposta, o CSJT informou que "o ofício (com a autorização dos concursos) foi encaminhado na sexta-feira, 22, aos Tribunais Regionais do Trabalho".
No entanto, segundo o documento, alguns TRT's devem, antes de tudo, realizar a redistribuição de cargos vagos com o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª região (Piauí). São eles:
- TRT 4ª (Rio Grande do Sul);
- TRT 5ª (Bahia);
- TRT 6ª (Pernambuco);
- TRT 8ª (Pará e Amapá);
- TRT 10ª (DF e e Tocantins);
- TRT 11ª (Amazonas e Roraima);
- TRT 12ª (Santa Catarina);
- TRT 13ª (Paraíba);
- TRT 14ª (Rondônia);[
- TRT 18ª (Goiás);
- TRT 19ª (Alagoas);
- TRT 21ª (Rio Grande do Norte); e
- TRT 23ª (Mato Grosso).
Isso ocorre porque, segundo decisão proferida em fevereiro deste ano, o TRT 22 pleiteou cargos e garantiu essa redistribuição, que agora deverá ocorrer, antes da abertura desses concursos TRT's.
Ainda segundo a decisão do Conselho, os Tribunais que precisarem de aportes orçamentários para a realização de concursos públicos devem realizar a solicitação ao CSJT, em até 20 dias.
Fonte: Folha Dirigida.

Concurso PC BA: edital publicado com 1.000 vagas e remuneração de até R$ 13.032,44.
Foi publicado o edital do concurso PC BA (Polícia Civil da Bahia). O certame oferta, ao todo, 1.000 vagas imediatas para cargos que exigem nível superior de formação.
As principais informações do concurso PC BA são:
- Banca organizadora: IBFC
- Cargos ofertados:
- Investigador de Polícia Civil
- Escrivão de Polícia Civil
- Delegado de Polícia Civil
- Escolaridade: nível superior
- Salários iniciais que podem chegar a: R$ 13.032,44
- Vagas: 1.000
- Taxa de inscrição:
- Investigador e Escrivão: R$ 140,00
- Delegado: R$ 160,00
- Inscrições: 9 de maio até 7 de junho de 2022
- Provas objetivas em: 24 de julho de 2022
- Edital
Conforme falado anteriormente, o concurso PC BA oferta, ao todo, 1.000 vagas para cargos que exigem nível superior de formação.
As oportunidades foram distribuídas da seguinte forma:
- Investigador de Polícia: 455 vagas ampla concorrência + 210 vagas para candidatos negros + 35 vagas para PCDs: total de 700 vagas;
- Delegado de Polícia: 98 vagas ampla concorrência + 45 vagas para candidatos negros + 7 vagas para PCDs: total de 150 vagas;
- Escrivão de Polícia: 98 vagas ampla concorrência + 45 vagas para candidatos negros + 7 vagas para PCDs: total de 150 vagas;
Os interessados nos cargos ofertados podem se inscrever no portal da banca IBFC, empresa responsável pelo edital, das 10h do dia 9/5 até às 23h do dia 7/6.
A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo pretendido. Veja:
- Investigador e Escrivão: R$ 140,00; e
- Delegado: R$ 160,00.
Conforme consta em edital, os candidatos precisam preencher os seguintes requisitos específicos para a investidura nos cargos ofertados:
- Investigador de Polícia:
- Diploma de conclusão de curso superior, devidamente registrado no Ministério da Educação MEC, bem como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria “B”, no mínimo;
- Delegado de Polícia:
- Diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de bacharelado em Direito, reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC.
- Escrivão de Polícia:
- Diploma de conclusão de curso superior, devidamente registrado no Ministério da Educação – MEC.
Mas o edital do concurso PC BA ainda exige os seguintes requisitos gerais:
- ser aprovado no Concurso Público, na forma estabelecida neste Edital.
- ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições dos cargos comprovada mediante testes físicos, exames médicos, exames psicológicos e investigação social, conforme edital de convocação que será publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia.
- ser aprovado no Curso de Formação de Policiais Civis da Academia de Polícia Civil da Bahia – ACADEPOL.
- ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal.
- ser eleitor e estar em dia com seus direitos políticos.
- estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as obrigações militares, exceto candidatos amparados pelo art 5º da Lei federal nº 4.375, de 17 de agosto de 1964;
- possuir os requisitos exigidos para o exercício dos cargos, conforme item 2.4 do Capítulo 2 deste Edital.
- ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse.
- possuir idoneidade moral, comprovada pela inexistência de antecedentes criminais, atestadas por certidões negativas expedidas por órgãos policiais e judiciais, estaduais e federais.
- não ter perdido cargo eletivo de governador e de vice-governador do Estado e de prefeito e de vice-prefeito, por infringência ao dispositivo da Constituição Estadual ou da Lei Orgânica do Município, nos últimos 08 (oito) anos.
- não ter contra si representação julgada procedente pela justiça eleitoral em decisão transitada em julgado, em processo de apuração de abuso de poder econômico ou político nos últimos 08 (oito) anos.
- não ter contra si decisão condenatória transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena pelos crimes:
- contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público.
- contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na leique regula a falência.
- contra o meio ambiente e a saúde pública.
- eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade.
- de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação a perda do cargo ou ainabilitação para o exercício da função pública.
- de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.
- de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos.
- de redução à condição análoga a de escravo.
- contra a vida e a dignidade sexual; e
- praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.
- não ter contra si decretação da suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou por órgão judicial colegiado, por ato doloso e de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de 08 (oito) anos após o cumprimento da pena.
- não ter sido excluído do exercício da profissão, por decisão sancionatória do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional, pelo prazo de 8 (oito) anos, salvo se o ato houver sido anulado ou suspenso pelo Poder Judiciário.
- não ter sido demitido do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial, pelo prazo de 08 (oito), contados da decisão, salvo se o ato houver sido suspenso ou anulado pelo Poder Judiciário.
- no caso de Magistrado e de membro do Ministério Público, que não tenha sido aposentado compulsoriamente por decisão sancionatória, que não tenha perdido o cargo por sentença ou que não tenha pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processo administrativo disciplinar, pelo prazo de 08 (oito) anos.
- apresentar os documentos comprobatórios da escolaridade e pré-requisitos constantes deste Capítulo.
- cumprir as determinações do Edital.
Os aprovados no concurso PC BA farão jus aos seguintes salários:
Investigador e Escrivão de Polícia:- Remuneração inicial constituída pelo vencimento básico de R$ 1.473,18, acrescidos de R$ 1.558,52 (Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária), totalizando R$ 3.031,17. Conforme informado pelo edital, aos salários ainda podem ser acrescidas outras vantagens, elevando as remunerações para R$ 4.873,18.
- Remuneração inicial constituída pelo vencimento básico de R$ 5.077,47, acrescidos de R$ 1.608,13 (Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária), totalizando R$ 6.685,6. Conforme informado pelo edital, aos salários ainda podem ser acrescidas outras vantagens, elevando a remuneração ao valor de R$ 13.032,44.
Provas e etapas concurso PC BA
Este será o primeiro concurso após a aprovação da Lei n. 14.394, que entrou em vigor no final de 2021. Logo, o certame não contará com o teste de aptidão física (TAF), etapa tradicional em certames policiais.
Conforme publicado em edital, o certame será composto pelas seguintes etapas:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
- Prova de títulos, de caráter classificatório.
Prova objetiva
As provas objetivas serão aplicadas no dia 24 de julho de 2022, em Salvador (capital do estado). Ao todo, esta etapa terá duração total de 4h e será realizada no turno da manhã.
As provas serão compostas de 100 questões de múltipla escolha. Cada uma contará com 5 alternativas (A, B, C, D e E) e apenas uma única alternativa correta.
As 100 questões serão distribuídas da seguinte forma:

Conforme demonstrado no quadro acima, a prova objetiva terá um valor total de 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 pontos.
Prova discursiva
As provas discursivas serão aplicadas no mesmo dia das provas objetivas (24/7), porém em turno distinto (turno da tarde) e terá duração de 4h30. Esta etapa valerá, ao todo, 100 pontos. Veja o quadro a seguir:

Será considerado HABILITADO o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 pontos.
Para estudo de caso e as provas dissertativas, a prova discursiva será composta de conhecimentos específicos, de acordo com o cargo escolhido. Para o desenvolvimento da prova discursiva, o candidato deverá redigir, no mínimo, 10 e no máximo 15 linhas por questão, observando os critérios de correção a seguir:

Conforme demonstrado, para o cargo de Delegado será exigido também 1 peça cautelar de representações ou peça de inquérito policial. Esta prova discursiva será composta de conhecimentos específicos do cargo e o tema da peça será fornecido no momento da prova discursiva. Será observado o seguinte critério de correção a seguir:

Provas de títulos concurso PC BA
Conforme já informado, o concurso PC BA também contará com a etapa de prova de títulos, de caráter classificatório.
Ao todo, conforme tabela a seguir, a prova de títulos valerá, no total, 4 pontos:


Concurso Fundase RN terá nova sessão de escolha da banca dia 27/04, Instituto AOCP segue classificado.
"No dia 27 de abril (quarta-feira), às 9h [...] realizar-se-a a 4ª Sessão da Concorrência Nacional nº 002/2021, do tipo técnica e preço, para fins de abertura dos envelopes contendo os documentos referentes às propostas financeiras das licitantes habilitadas e posterior julgamento", informa o comunicado no DOE.
A expectativa é para que o processo seja finalizado nos próximos dias, considerando que tanto o prazo dado pela governadora quanto o do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) não foram cumpridos. Isso porque, segundo a governadora Fátima Bezerra, o edital seria lançado até o mês de março. Já o MPRN exigia a abertura do concurso Fundase RN até o dia 15 do mesmo mês, o que não ocorreu.
O próximo concurso Fundase RN tem 577 vagas previstas. A informação consta no processo de escolha da banca e foi obtida, com exclusividade, pela Folha Dirigida em agosto de 2021. Até então, cinco cargos são esperados. Do total de vagas, 61 devem ser destinadas à carreira de analista socioeducativo, que tem ganhos iniciais de R$3.189,39.
- Neste caso, as oportunidades podem ser distribuídas por cargos de diversas áreas de nível superior, sendo eles:- psicólogo (14 vagas em Natal/Parnamirim, cinco em Mossoró e quatro em Caicó);
- assistente social (14 vagas em Natal/Parnamirim, cinco em Mossoró e quatro em Caicó); e
- pedagogo (nove vagas em Natal/Parnamirim, quatro em Mossoró e duas em Caicó).
A maior parte das vagas (420) está prevista para o cargo de agente socioeducativo, que tem ganhos iniciais de R$2.286,55 e o nível superior, em qualquer área, como requisito.
Das oportunidades esperadas, 250 são para Natal/Parnamirim, 115 para Mossoró e 55 em Caicó.
Com 24 vagas previstas, a carreira de analista administrativo, que possui ganhos de R$3.029,92, pode ter oportunidades em Natal/Parnamirim para diversos cargos de nível superior, sendo eles:
- contador (uma vaga);
- Gestão Pública (11);
- analista de sistemas (uma);
- Engenharia da Computação (duas);
- arquiteto (uma);
- engenheiro civil (uma);
- nutricionista (uma); e
- bacharel em Direito (seis).
As demais oportunidades são para técnico de nível superior (17) e técnico de nível médio (55), com vagas previstas em Natal/Parnamirim, Mossoró e Caicó.
Os ganhos esperados são de R$2.870,90 e R$1.899,31, respectivamente.
Fonte: Folha Dirigida.

Comissão define banca para concurso da ALRN; cota para negros é garantida.
A Comissão do Concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte resolveu, a unanimidade, acatar a decisão da Comissão de Licitação e classificou o Instituto AOCP como a banca para realizar o concurso público para provimento de cargos no Poder Legislativo. A decisão ocorreu na manhã desta quarta-feira (20), quando também foi acatada a recomendação para destinação de cotas para pessoas negras.
A escolha do Instituto AOCP ocorreu após análise da comissão do concurso, que concordou que a banca reunia as melhores condições para a realização do certame, que será realizado neste ano.
Para a confirmação, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa deverá assinar o contrato nos próximos dias e, em seguida, publicar em Diário Oficial. Sobre as cotas para pessoas negras, a Comissão do Concurso acatou a recomendação, em cumprimento à Lei Estadual 11.015/2021, sancionada no fim do ano passado e que trata sobre a garantia de 20% das vagas nos concursos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estadual para a população negra. Não haverá, contudo, a ampliação do número de vagas previstas no concurso. Além dessas decisões, a comissão também confirmou que haverá a realização de provas na cidade de Pau dos Ferros, para atender os candidatos residentes nas regiões Oeste e Alto Oeste potiguar. A disponibilidade para os locais de provas também estarão no edital do certame. A expectativa é que em 30 dias após a assinatura do contrato com a banca seja lançado o edital para o concurso, que deverá ter as provas aplicadas 120 dias depois. O concurso da Assembleia terá 47 vagas para os cargos efetivos de Analista Legislativo, com salários variando de R$ 4,1 mil a R$ 7,7 mil.