O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (10) a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, com destaque para a previsão de 85.168 vagas em concursos públicos federais.
A sanção foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e destrava, oficialmente, a realização e o provimento de vagas em diversos certames, como o aguardado Concurso Nacional Unificado (CNU).
Com o novo Orçamento aprovado, as nomeações dos aprovados no CNU 2024 devem ser liberadas nos próximos meses. Além disso, a medida também deve viabilizar a preparação do CNU 2025, além de autorizar novos concursos federais que estavam aguardando liberação orçamentária.
85 mil vagas e reajuste para servidores
Inicialmente, o Projeto de Lei previa 63.766 vagas, mas o Congresso acatou a ampliação proposta pelo governo, chegando ao total de 85.168 vagas. Dessas, 27.196 são para a criação de novos cargos, e 57.972 para provimento imediato via concursos públicos.
Outro ponto importante do Orçamento sancionado é a previsão de R$ 27,9 bilhões para reajustes salariais dos servidores federais, com pagamento retroativo a janeiro de 2025.
Ministério da Educação será destaque
A principal novidade é a criação de 21.204 novos cargos no Ministério da Educação (MEC), com grande impacto na estrutura de instituições federais de ensino.
O IAP Cursos Online se compromete a oferecer suporte e recursos educacionais para auxiliar os estudantes nessa trajetória rumo à conquista de uma vaga no setor público. Acompanhe nosso site, www.iapcursosonline.com, para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações sobre o concurso e demais certames no Brasil. A educação é o caminho para transformar vidas e alcançar seus objetivos profissionais.
Fonte: https://folha.qconcursos.com/n/orcamento-2025